Percepções Sensí­veis na Arte Contemporânea: concepção estética de Gilles Deleuze e Félix Guattarri

Autores

  • Vania Konell Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI
  • Ana Clarisse Alencar Barbosa Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.254-266

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Estética, Bloco de sensação, Percepto e afecto,

Resumo

Este artigo propõe analisar as obras de arte contemporânea nas lentes dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattarri, bem como de teóricos que dialogam sobre a arte contemporânea como Catherine Millet, Arthur Danto, Carol Strickland, Luciano Vinhosa, Luigi Pareyson e Anne Cauquelin. Esta analise se faz a partir da concepção estética destes autores, contemplando uma perspectiva que considera a arte como um bloco de sensação composto por categorias definidas como percepto e afecto. Esta pesquisa procura responder o seguinte questionamento: Quais as percepções sensí­veis que as obras de arte contemporânea provocam a partir das concepções estéticas? Tem como objetivo discutir a concepção estética em algumas obras de arte contemporânea, a partir dos conceitos dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattarri. Este estudo está embasado em uma abordagem teórico-analí­tica para fornecer subsí­dios conceituais acerca da arte e da estética como proposta que contribui para a apreciação artí­stica contemporânea. As obras selecionadas para análise são parte do acervo do Instituto Inhotim, Museu de Arte Contemporânea em Minas Gerais, e seu estudo se efetivou a partir de coleta de registros fotográficos. Esta pesquisa mostra, que para estes autores, a arte é um composto estético que faz pensar por sensações e é compreendida como uma possibilidade criativa, promovendo a sensibilização dos sujeitos envolvidos nas manifestações artí­sticas nos diferentes tempos e espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Konell, Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI

Vania Konell

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), e Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e atualmente está cursando o Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI). Atua como professora de Artes na Educação Básica e Superior em instituições públicas e privadas.

Ana Clarisse Alencar Barbosa, Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI

Ana Clarisse Alencar Barbosa

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário FACVEST, Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e atualmente está cursando o Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI). Atua como professora pedagoga na Educação Básica e Superior em instituições públicas e privadas.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos