CAMINANTES: ENUNCIAÇÕES PEDESTRES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.199-210

Palavras-chave:

artes visuais, caminhar, deambulações, dramaturgia performativa, imagens poéticas.

Resumo

Esse trabalho é um primeiro passo na busca por aproximar criações visuais e dramatúrgicas a partir de algo em comum entre elas e primordial para suas produções: a criação de imagens poéticas. Primeiramente, vamos abordar questões relativas ao processo de quebras de paradigmas verificado no decorrer da chamada performative turn, traçando o percurso sob um olhar que mira tal virada a partir de questões relacionadas diretamente às artes da cena. Após esta introdução, nos encontraremos com as reflexões de Michel de Certau e sua abordagem do caminhar como prática enunciativa. Certeau, desta forma, será nossa ponte para encontrar os artistas visuais Robert Smithson, Hamish Fulton e Francis Alÿs, sempre observando seus gestos e passos a partir de questões trazidas pelo pensamento de alguns outros interlocutores, como Gaston Bachelard, Jacques Rancière e Jacopo Crivelli Visconti. O recorte apresentado busca uma abordagem interdisciplinar da criação de imagens poéticas nas artes visuais e nas artes da cena. Serão apresentadas, também, as primeiras questões que indicam os passos futuros, na direção da elaboração do conceito de "dramaturgo-performer" , como tentativa de responder questões relacionadas às práticas alternativas de criação dramatúrgica, que não seguem um cânone que a define somente como produção textual para ser encenada. Entendendo dramaturgia enquanto articuladora de processos, discursos, imagens poéticas, sentidos e sensações e não somente como produtora de uma materialidade textual, o conceito pretendido não se limita a um manual de dramaturgia performativa, mas, antes, apresenta-se como uma proposta de modos de habitar este campo. Neste percurso, ainda encontraremos os pensamentos de Hannah Arendt e Rosalyn Deutsche na tentativa de começar a traçar conexões entre as práticas performativas das artes da cena e das artes visuais contemporâneas. Desta forma, buscamos contextualizar o projeto "Caminantes: Enunciações Pedestres" no âmbito das discussões sobre performatividade e práticas artí­sticas na (re)construção de esferas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Damasceno Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra pela mesma instituição. É dramaturga do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos