The participatory nature of alternate reality games

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.250-258

Abstract

This essay seeks to explore whether the participatory aspect is natural to human production and whether capitalist media and hierarchical structures tend to fragment this characteristic. For this, the alternate reality game genre and its players’ communities are explored, and the characteristics of this game genre are identified in The Beast project. Through the studies of Arlindo Machado, it will be observed how these contemporary digital media enable the development of experiences with these characteristics. Finally, it will be discussed whether alternative reality games can be seen as a participatory design tool.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Sandim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Possui graduação em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Concluiu um M.F.A. em "Design interativo e desenvolvimento de jogos" na Savannah College of Art and Design (2017). Trabalhando no doutorado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Suas pesquisas e estudos enfocam o design de jogos e a relação entre a sociedade e os jogos. Trabalhou como professor assistente durante o mestrado na SCAD e como professor do Magistério Superior para o departamento de Design da UTFPR. Hoje trabalha como lead game designer na Hermit Crab Studio; Curitiba-PR, Brasil

Luciana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994) e graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR desde 1998 e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e no departamento de Design (DADIN). Foi coordenadora do PPGTE no ano de 2009 e orienta trabalhos dentro da Linha de Pesquisa Mediações e Culturas. Suas pesquisas privilegiam as relações entre Arte e Tecnologia, com ênfase nas implicações dessas relações para a área CTS. Em 2009, realizou estágio pós-doutoral como professora visitante na Universidade de Michigan, EUA, resultando no livro de sua autoria “Introdução à Teoria da Cor”, publicado pela editora UTFPR, 2011 (2ª edição 2015). É artista visual voltada para a pintura, participando de exposições individuais e coletivas; Curitiba-PR, Brasil

Published

2023-06-23