Dom Baratão quer se casar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.144-159

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever o espetáculo “Dom Baratão Quer se Casar”, que foi concebido dentro do edital “Viva Passo Fundo”, como forma de promover ações culturais em âmbito digital/virtual em prol do enfrentamento da pandemia do vírus Covid-19. A ideia da proposta é analisar as aprendizagens proporcionadas pelo espetáculo e tutorial de dança na formação de espectadores. Desse modo, a metodologia adotada é a de projetos de trabalhos na perspectiva da cultura visual, tendo como teóricos Hernández (2000) e Sardelich, Nascimento e Paiva (2015). Como resultados, evidencia-se a necessidade de formação de um pensamento de espectador mais participativo, crítico, reflexivo, criativo e sensível, bem como um processo de educação de visualidades, entre elas a Dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anibal Lopes Guedes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Anibal Lopes Guedes é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2001). Fez o seu mestrado em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2004), e concluiu o seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2017). Possui Especialização no Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019) e Especialização em Artes pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2022). Cursa também pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2022). Professor adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim, desde 2011. Desenvolve projetos nas áreas de: Informática na Educação, Educação a Distância, Inclusão Sócio Digital, Robótica Educativa, Artes e Cultura e Computação Gráfica. Foi coordenador da Unoesc Virtual na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus São Miguel do Oeste, no período de 2004 até 2011. Trabalha como docente nos cursos de: Engenharia Ambiental, História, Agronomia e Pedagogia. Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo Aquisição, Aprendizagem e Processamento de Primeira e Segunda Línguas, Grupo de Pesquisa em História Oral e Memória a Regional - GPHOMR, Grupo de Pesquisa NAVi ? UFRGS (GPNAVi) e Educação Digital - GPe-dU UNISINOS. Atua desde 2004, com experiência em Ensino Fundamental e Superior, Formação, Capacitação, Treinamento, Assessoria e Consultoria.

Fernando Franciosi Scariot, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atualmente é professor de ginástica e atividades físicas da Prefeitura Municipal de Guabiju, professor de DANÇA da Prefeitura Municipal de Paraí e prestador de serviços da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física. Além disso, tem ampla experiência na área de Dança, mais especificamente Ballet Clássico. Tem como áreas de atuação: Ensino de Dança na Educação Básica e Atividade Física para a Terceira Idade. 

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos em Poéticas