Artistas-múltiplas – Paralelos entre Varvara Stepanova e Mônica Nador.

Autores

  • Tatiane Rebelatto Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Mara Rúbia Sant'Anna Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGAV UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.151-166

Palavras-chave:

Varvara Stepanova, Mônica Nador, atuação-múltipla, artistas-professoras.

Resumo

Esse texto trata-se de mostrar a atuação da artista Varvara Stepanova e Monica Nador e possí­veis aspectos que convergem para se pensar em novas definições de arte, artista e ensino de artes. Para isso, no caso de Stepanova, foi selecionado uma parte da sua produção, do perí­odo que atuou como artista, professora e operária. Já no caso da artista Mônica destacou-se o perí­odo que desenvolveu sua dissertação de mestrado e os trabalhos desenvolvidos no espaço Jamac. Percebeu-se que ambas atuaram de forma múltipla o que proporcionou a geração de produções tanto concretas como objetos, quanto no sentido intangí­vel como o conhecimento e sociabilidades. A atuação dessa forma permitiu que se percebesse e estabelecesse outra definição de artista, ou seja, suas práticas definem o artista como um multiplicador, organizador e produtor que atua em direção à autonomia, emancipação, educação da sensibilidade, compartilhamentos e coletividades.

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Biografia do Autor

Tatiane Rebelatto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGAV/UDESC,na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais. Mestre em História pelo programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UDESC, na linha de pesquisa Linguagens e Identificações. Possui graduação em Artes Visuais - Habilitação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do laboratório de pesquisa Moda, arte, ensino e sociedade - LabMAES/UDESC.

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGAV UDESC

Professora doutora em História (UFRGS, 2005) e membro permanente do PPGAV/UDESC.

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Publicado

2022-06-28 — Atualizado em 2022-07-11

Edição

Seção

Artigos