Transgressão, Conhecimento e Fé: Som e Luz Imortalizando as Confissões de Santo Agostinho sob a Perspectiva de Roberto Rossellini

Autores

  • David Morales Martinez Universidade Federal do ABC - UFABC Professor Associado - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós- Graduação em Relações Internacionais - UFABC.
  • Thais Conconi Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Santo André.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.1-18

Palavras-chave:

Cinema, Santo Agostinho, Filosofia, Roberto Rossellini.

Resumo

Neste artigo buscamos contextualizar o cinema como fonte de conhecimento, pois, uma vez que esta linguagem pode condensar diversas visões acerca de um fenômeno, ela se apresentará como meio para o desenvolvimento de uma postura crí­tica sobre a relação cinema e história, bem como os objetos que permeiam este discurso. Analisamos o filme Agostino d'Ippona (1972) da coleção "Os Filósofos", dirigida por Roberto Rossellini, buscando, através do olhar cinematográfico do diretor, reconstruir a história do bispo e a evolução de seus pensamentos, numa perspectiva filosófica. Após a análise fí­lmica feita sobre com base nas transcrições de diálogos, imagens, luz e banda sonora, foi feita uma reflexão sobre os conceitos de ciências, filosofia e religião presentes na obra, dentre eles o tempo, a criação, a liberdade e a dualidade existente entre o bem e o mal e, desta forma, mostramos que o uso do cinema explorado criticamente de forma ampliada, ou seja, através dos sí­mbolos e signos que estruturam uma base de valores estéticos e éticos em algum contexto temático e cultural, pode potencializar a construção de novos saberes, além de imortalizar obras que se constituem como representações de um tempo passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Morales Martinez, Universidade Federal do ABC - UFABC Professor Associado - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós- Graduação em Relações Internacionais - UFABC.

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - Universidade Federal do ABC - UFABC.

Pós-doutorando King's College London. Doutor Integração da América Latina - PROLAM/USP. Mestre em Relações Internacionais UnB- Cientista Polí­tico - Universidade Nacional da Colômbia.

Thais Conconi, Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Santo André.

Doutora em Ciências Humanas e Sociais (UFABC) e mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC), Bacharel em Ciências e Tecnologia e Licenciada em Matemática (UFABC).

Referências

AGOSTINHO, S, Bispo de Hipona. Confissões, tradução Maria Luiza Jardim Amarante; revisão cotejada de acordo com o texto latino por Antônio da Silveira Mendonça – São Paulo: Paulus, 1984.

AUMONT, J. MARIE, M. A Análise do Filme, tradução Marcelo Félix – Lisboa: Texto &Grafia, 2004.

BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.

BIBLIA, N.T. 1 Corí­ntios 1: 27-29. In BÍBLIA. Bí­blia Sagrada Ave-Maria, 141. Ed. São Paulo: Editora Avemaria, 1959, (impressão 2001). 1632p.

BRUNETTE, P. Roberto Rossellini. New York: Oxford University Press, Incorporated, 1987.

CARVALHO, E. J. G. de. Cinema, História e Educação. Teoria e Prática da Educação. Revista do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, v. 3, n. 5, 1998, p. 121-131.

CRUCHINHO, F. A Televisão de Roberto Rossellini. In: Estudos do Século XX, n.7, p.319-335, 2007.

FELLINI, Federico. Fazer um Filme. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2000.

GREGGERSEN, G. Se Não é Verdade, é o Que? Agostinho Contra a Mentira. Mirabilia v.4, jun.- dez., 2005.

HACKING, I. Representar e Intervir – Tópicos Introdutórios de Filosofia da Ciência Natural. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2012. 400 p.

PEINADO, M.R.S.S. Santo Agostinho, o Teórico da Igreja na Idade Média. ANPUH - XXV Simpósio Nacional de História - Fortaleza, 2009.

ROSSELLINI, R. Filme: Agostino d'Ippona (1972). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=f0BiatYwc0w Acessado em 12 ago 2021.

ROSSELLINI, R. Fragmentos de uma Autobiografia; posfácio Stefano Roncoroni; tradução Léa Novaes – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

ROSENSTONE, R. A História nos Filmes, os Filmes na História; tradução Marcello Lino – São Paulo: Paz e Terra, 2010.

SETTON, M.G.J. A Cultura da Mí­dia na Escola: Ensaios sobre Cinema e Educação. São Paulo: Usp, 2004.

STREFLING, S.R. A Atualidade das Confissões de Santo Agostinho. Teocomunicação, v.37, n.156, p.259-272, Porto Alegre, jun., 2007.

Downloads

Publicado

2022-06-28 — Atualizado em 2023-03-30

Edição

Seção

Artigos