Análise de Processos Criativos Influenciados pelo Espaço e Memória

Autores

  • Thiago de Andrade Morandi Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Flávio Luiz Schiavoni
  • Zandra Coelho de Miranda Santos

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.55-68

Palavras-chave:

arte contemporânea, processos criativos, serra do lenheiro

Resumo

Este artigo propõe uma análise da relação entre criatividade e espaço partindo do conceito apresentado por alguns autores e relacionando os mesmos com a arte desenvolvida no Municí­pio de São João del-Rei – MG. Tal análise permite verificar que há uma forte presença do espaço na criação artí­stica e que tal presença transcende a barreira temporal e pode ser percebido em diversas camadas históricas da arte da região. Por fim, tentamos verificar como o espaço pode influenciar a criação fornecendo inicialmente sua paisagem como inspiração, mas também oferecendo elementos como a matéria-prima ou mesmo como espaço a ser utilizado e modificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Andrade Morandi, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Thiago Morandi é Jornalista, atualmente Mestrando em Artes, Urbanidade e Sustentabilidade, na UFSJ, onde desenvolve uma pesqueisa prática correlacionando a imagem (foto e ví­deo) com questões ambientais e de sustentabilidade.

Thiago Morandi é diretor da Morandi Fotocinegrafia, empresa especializada em filmes e fotografia. Atualmente atua também como Assessor de Comunicação na Prefeitura Municipal de Tiradentes.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Dossiê: SIAUS - ESPAÇOS