Pichação no espaço escolar: um desafio polí­tico

Autores

  • Tereza de Carvalho Torres Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ítala Isis de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Angélica Santiago dos Reis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.104-118

Palavras-chave:

pichação, escola, experiência, conversa

Resumo

Este artigo é a expansão de uma comunicação intitulada "A construção de um diálogo através da pichação no espaço escolar" , apresentada durante o 1° Simpósio Internacional de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. A comunicação buscou relatar a experiência de realização da oficina "Um diálogo com as pichações" , realizada no Colégio Estadual Paulo de Frontin, localizado na Zona Norte do municí­pio do Rio de Janeiro, com alunos e alunas do ensino médio. As reflexões sobre possibilidades e limites desse diálogo foram aqui ampliadas a partir de outras leituras, notí­cias e conversas, fazendo emergir novas perguntas e reafirmando a complexidade do tema.

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Biografia do Autor

Tereza de Carvalho Torres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cursando licenciatura em Artes Visuais pela mesma faculdade.

Ítala Isis de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Arte, cognição e Cultura pelo PPGArtes/UERJ

Angélica Santiago dos Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

PIBID/CAPES – Graduanda na licenciatura em Artes Visuais IART/UERJ

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Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Dossiê: SIAUS - ESPAÇOS