A OBRA DE ARTE ABERTA E OS PROCESSOS DE INTERATIVIDADE

Autores

  • Venise Paschoal de Melo UTFPR/UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.51-61

Palavras-chave:

Obra Aberta, Arte, Participação, Interatividade.

Resumo

Este artigo visa a reflexão sobre conceitos e modos de desenvolvimento da abertura da obra de arte em percurso histórico. Para tal, propomos uma breve investigação a respeito da obra aberta em seus diversos ní­veis, transitando na compreensão de seu sentido e métodos de classificação, desde os modos interpretativos às suas complexas formas inseridas na interatividade. Com o fundamental objetivo em aprofundarmo-nos na compreensão sobre os processos de interatividade inseridos na arte digital e eletrônica, propomos a articulação entre importantes pesquisadores, tais como Umberto Eco, Guy Debord, Nicolas Bourriaud, Claudia Gianetti e Júlio Plaza, a fim de perceber, em seus diferentes discursos e épocas históricas, a importância da inauguração e promoção de trabalhos artí­sticos inacabados, em diálogo aberto com o espectador, o que consequentemente contribui para a alteração do estado da arte, transformando-a de elemento contemplativo em fenômeno de ação, acontecimento e agencia do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Edição

Seção

Artigos