A arte no estado de encontros com o processo criativo de Sérgio Moura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.39-50

Resumo

Neste artigo, objetiva-se apresentar a arte no estado de encontros com o processo criativo de Sergio Moura, e a mediação entre os artistas e a sociedade para que a potência criativa flua de forma independente. Portanto, consiste na reflexão do seu projeto Artshow, e sobre a urgência de cultivar a sensibilidade criadora com a estranha realidade nacional, e na abordagem de cada um no todo, no coletivo. Dessa forma, o trabalho de Sergio Moura contempla o coletivo carregado de teor crítico devido à persistência em realizar projetos relacionais e vivenciais, frequentemente transitórios, ao longo dos anos no campo artístico em geral, ocorridos durante o período ditatorial militar. Nesse sentido, ao estabelecer um espaço comum para compartilhar desse lugar enquanto sociedade e devolver para o receptor o olhar em volta, seja encontrando semelhanças ou desacordos com a teoria do filósofo Jacques Rancière, pretende-se propor uma leitura da estética relacional na abordagem dos materiais analisados a partir das principais referências: Luise Boeno Malmaceda, Maria José Justino, Artur Freitas e Jacques Rancière.

Palavras-Chave: Arte; Coletivo; Crítico; Ruptura; Liberdade Criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Bressan, UNESPAR

Mestranda em Artes, linha de pesquisa Processos Criativos, pela UNESPAR. Artista Visual. Graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Realizou a Direção de Fotografia e Edição dos vídeos “Olha a Rua”(2017) e “Adalice Araújo na Lente do ARTIXX”(2011), do Coletivo ARTIXX. Em 2008, foi palestrante na Semana Internacional do Museu, realizada no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba / PR(2008).

Salete Paulina Machado Sirino, Universidade Estadual do Paraná

Doutora e Mestre em Letras (UNIOESTE). Mestre em Educação (UEPG). Especialista em Cinema e Vídeo (FAP).  Reitora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), docente do Mestrado Profissional em Artes e do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual no campus de Curitiba II/FAP. Coordena o Grupo de Pesquisa Cinema e Educação (UNESPAR/CNPq). Figura como organizadora dos livros Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa (2014) e Cinema Brasileiro e Educação (2018).

Downloads

Publicado

2023-12-15 — Atualizado em 2023-12-16

Versões

Edição

Seção

Artigos