A arte no estado de encontros com o processo criativo de Sérgio Moura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.39-50

Resumo

Neste artigo, objetiva-se apresentar a arte no estado de encontros com o processo criativo de Sergio Moura, e a mediação entre os artistas e a sociedade para que a potência criativa flua de forma independente. Portanto, consiste na reflexão do seu projeto Artshow, e sobre a urgência de cultivar a sensibilidade criadora com a estranha realidade nacional, e na abordagem de cada um no todo, no coletivo. Dessa forma, o trabalho de Sergio Moura contempla o coletivo carregado de teor crítico devido à persistência em realizar projetos relacionais e vivenciais, frequentemente transitórios, ao longo dos anos no campo artístico em geral, ocorridos durante o período ditatorial militar. Nesse sentido, ao estabelecer um espaço comum para compartilhar desse lugar enquanto sociedade e devolver para o receptor o olhar em volta, seja encontrando semelhanças ou desacordos com a teoria do filósofo Jacques Rancière, pretende-se propor uma leitura da estética relacional na abordagem dos materiais analisados a partir das principais referências: Luise Boeno Malmaceda, Maria José Justino, Artur Freitas e Jacques Rancière.

Palavras-Chave: Arte; Coletivo; Crítico; Ruptura; Liberdade Criativa.

Downloads

Biografia do Autor

Regiane Bressan, UNESPAR

Mestranda em Artes, linha de pesquisa Processos Criativos, pela UNESPAR. Artista Visual. Graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Realizou a Direção de Fotografia e Edição dos vídeos “Olha a Rua”(2017) e “Adalice Araújo na Lente do ARTIXX”(2011), do Coletivo ARTIXX. Em 2008, foi palestrante na Semana Internacional do Museu, realizada no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba / PR(2008).

Salete Paulina Machado Sirino, Universidade Estadual do Paraná

Doutora e Mestre em Letras (UNIOESTE). Mestre em Educação (UEPG). Especialista em Cinema e Vídeo (FAP).  Reitora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), docente do Mestrado Profissional em Artes e do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual no campus de Curitiba II/FAP. Coordena o Grupo de Pesquisa Cinema e Educação (UNESPAR/CNPq). Figura como organizadora dos livros Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa (2014) e Cinema Brasileiro e Educação (2018).

Downloads

Publicado

2023-12-15 — Atualizado em 2023-12-16

Versões

Edição

Seção

Artigos