Entre o museu e seus instrumentos musicais

Uma organologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.120-137

Resumo

Este artigo apresenta o acervo musical do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) em Joinville, SC, Brasil, e está articulado a uma pesquisa de doutorado em andamento. A pesquisa concentra-se especificamente em estudar os pianos do acervo musical. No entanto, eles fazem parte de um todo e durante os estudos interdisciplinares em Patrimônio Cultural e Sociedade e discussões referente a esse acervo musical emergiu a questão problema: quais seriam os instrumentos musicais do acervo do museu e sua classificação musical? A partir deste questionamento o objetivo deste artigo é identificar os instrumentos musicais do museu, tendo em vista a sua materialidade e Organologia.  O método escolhido para esse recorte da pesquisa foi a análise documental, tendo o acesso virtual de consulta as fichas de inventário e as fotos do acervo musical, todas disponibilizadas pelo referido museu. As imagens auxiliam na construção do texto, e ainda, potencializam a observação do leitor no que se refere a classificação organológica dos instrumentos musicais. Na análise das fichas foram identificados todos os instrumentos musicais do acervo do museu e levantadas suas características musicais no que se refere a Organologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, Universidade da Região de Joinville

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE. Mestra em Educação pela Univille.  Graduada em Pedagogia com Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte e Graduada em Educação Artística com Habilitação Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR. Musicista com formação em Piano, Acordeom, Flauta Doce, Técnica Vocal, Órgão Eletrônico e Teclado. Membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto) biografias/SA.B. Vice-líder e Pesquisadora Voluntária do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação/NUPAE/CNPq. Sócia fundadora, Diretora Pedagógica e Professora Titular dos Cursos Técnicos de Música e Teatro do Conservatório Belas Artes de Joinville. Regente e arranjadora musical. Produtora e organizadora cultural. Voluntária do Instituto Belas Artes de Joinville. Consultora em formação e gestão para escolas de artes e centros culturais.

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestra em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Bacharel e licenciada em História pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI. Coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE. Professora no curso de graduação em História na UNIVILLE. Líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e (auto)biografias/ SA.B. Suas pesquisas em andamento possuem foco nos desafios do trabalho de escritas de vidas, e no entendimento de que o registro (auto)biográfico se configura uma produção heurística.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Artigos