Ambiente e subjetividades em estudos sobre paisagem no contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.103-119

Resumo

A pandemia de Covid-19 propiciou novas relações entre ambiente e subjetividades, alterando como as pessoas se relacionam com seu território. Os objetivos do artigo foram levantar e discutir estudos já existentes sobre as relações ambiente e subjetividades em época de pandemia nos estudos acerca de paisagem cultural e Covid-19. A pesquisa foi guiada por questões que delimitam a amplitude da temática: a relação entre ambiente e subjetividades é uma discussão presente nos estudos sobre paisagem cultural e Covid-19? Quais são as contribuições desses estudos? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e analítica em bases de dados. Nesse estudo, as categorias de análise emergentes foram: novas relações entre subjetividades e ambiente; o mundo pós-coronial; percepção da corresponsabilidade com o ambiente; e maneiras de memorar a pandemia de Covid-19 e expressões artísticas cotidianas. Uma possível contribuição ou inovação do estudo está no surgimento de uma abertura/categoria de discussão no campo do patrimônio: as paisagens vividas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariluci Neis Carelli, Universidade da Região de Joinville [https://ror.org/00je1p681]

Professora titular da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade - PPGPCS, na Linha de Pesquisa Patrimônio, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (desde 2007). Atua na graduação como docente de Sociologia e Gestão Ambiental nos Cursos de Psicologia e Administração (desde 1989). É doutora em Engenharia da Produção (2004), mestre em Sociologia (1992) e bacharel em Serviço Social (1985), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil. No contexto da gestão universitária, na UNIVILLE foi coordenadora de Extensão (1990-1993) e de Pesquisa (1993-1997), Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (1997-2001) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (2017-2020). Atualmente coordena o grupo de pesquisa Cultura e Sustentabilidade, tem publicado temas sobre patrimônio cultural e ambiental, paisagem cultural, patrimônio industrial, patrimônio cemiterial e sustentabilidade na contemporaneidade. Tem experiência acadêmica e publicações que abrangem pesquisas sobre o patrimônio ambiental e a paisagem cultural. Entre suas publicações se destacam artigos e capítulos de livros e coletâneas sobre paisagem e natureza como patrimônio cultural. Coordena o projeto de pesquisa que trata da paisagem como herança e a chancela como uma nova visão do patrimônio.

Fernanda Dalonso, Universidade da Região de Joinville [https://ror.org/00je1p681]

Bacharel e licenciada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino, mestre e doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille. Professora e psicóloga com especialização em psicodrama. Pesquisadora desde maio de 2014 do Grupo de Pesquisa Cultura e Sustentabilidade, na Linha de Pesquisa Patrimônio, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Tem experiência acadêmica em vários temas relacionados a patrimônio e sociedade e é autora de publicações que os envolvem, nas áreas socioambiental, gestão compartilhada do patrimônio e paisagem cultural. Atualmente, desenvolve pesquisas nos segmentos de psicologia, psicodrama, cultura e ambiente.

Roberta Barros Meira, Universidade da Região de Joinville [https://ror.org/00je1p681]

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de História e do Programa em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre circulação de saberes, natureza e agricultura (CANA) e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Univille (NEAB). Vice-coordenadora do GT Patrimônio Cultural da ANPUH-SC. Integra o grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos, coordenado pelo professor Orlando de Barros (UERJ) e Thiago Mourelle (Arquivo Nacional). Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticas agrícolas.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Artigos