Carpoteca Imaginária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.2.138-150

Resumo

Arte e alimento vegetal é o eixo que move uma pesquisa de doutorado com orientação pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável (PACPS) da Escola de Arquitetura e coorientação pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (PPGArtes), ambos ligados à Universidade Federal de Minas Gerais-(UFMG). Essa proposta de investigação é o desdobramento de um processo de produção em arte que se iniciou em 2017, durante uma ação cotidiana de preparar um almoço.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Villefort Teixeira, UFMG/EA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Geografia Organização Humana do Espaço pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura e docente do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPG-ACPS) da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente com os seguintes temas: habitação social, política urbana, paisagem urbana, morfologia urbana, projeto de arquitetura e urbanismo e ensino de arquitetura e urbanismo.

Lucia Gouvêa Pimentel, UFMG/EBA

Professora Titular Emérita da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais (EBA/UFMG), Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutora em Artes (ECA/USP), com bolsa-sanduíche na University of Central England - UK. Membro titular do Conselho Curador da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (UFMG), Vice-Directora do Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte - CLEA e editora da Revista CLEA. Atua como artista, professora e pesquisadora, com ênfase em: ensino/aprendizagem de arte, tecnologias e diversidade, artes visuais, arte/educação, formação de professores e cognição ima

Gabriela Clemente de Oliveira, UFMG/EA

Artista - Professora - Pesquisadora. Graduada em Artes Plásticas (Escola Guignard/UEMG). Graduada em História (PUC/MG). Mestre em Arte (PPG Artes/UEMG) com bolsa CAPES no ano 2018-2019. Doutoranda pelo programa ACPS (UFMG) com coorientação pela EBA (UFMG). Bolsista CAPES desde 2022. Realiza pesquisas em: Ensino e aprendizagem de arte; Artes visuais; Teoria da recepção; História oral e narrativas (auto)biográficas em arte; Arte e alimento. Áreas de interesse: Interdisciplinaridades em arte; Paisagem e jardins. 

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Ensaios Visuais