APOTHEKE/DEWEY e o Pensamento Pintado como ação Investigativa e Formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.166-173

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre a construção do pensamento pictórico, em meio ao ateliê de pintura e o desenvolvimento da prática estética do artista professor, situado no contexto investigativo do Grupo Estúdio de Pintura Apotheke. O pensar pintura, advém do pensar junto, com, em meio a pintura e não só sobre ela, envolvendo-se com diferentes elementos que a constituem, material e imaterial, teórico e prático. Apresento diálogos possíveis realizados no âmbito investigativo e formativo, como maneira de experienciar o ateliê de pintura junto ao conceito de artista professor investigador, que alimenta-se dos movimentos que acontecem entre as práticas artísticas e pedagógicas para reinventar-se, a fim de transgredir o ensino enquanto sujeito em prática de si. As explanações refletem as experiências investigativas e pedagógicas realizadas pela autora durante o período formativo da Pós-Graduação em Artes Visuais no ateliê de pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Lucia Cargnin Facco, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Doutoranda em Artes Visuais pela UDESC/PPGAV; Mestre em Artes Visuais pela UDESC; Graduada em Desenho e Plástica pela UFSM/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens – UDESC/CNPq; membro do Projeto de Ensino e Extensão Estúdio de Pintura Apotheke – UDESC/CEART, do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke – UDESC/CEART (https://www.apothekeestudiodepintura.com) e do Projeto de Pesquisa "O estúdio de pintura como laboratório de ensino e aprendizado em Artes Visuais" – UDESC/CNPq, todos coordenados pela Profa. Dra. Jociele Lampert. Integra também a equipe editorial da Revista Apotheke UDESC/PPGAV (ISSN 2447-1267) (http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE). Seu eixo de pesquisa reflete sobre a formação em Artes Visuais, considerando como norteadores: o processo criativo, a experiência e os documentos de trabalho. Sua produção poética é composta de uma linguagem pictórica hí­brida, em que a materialidade da pintura se constrói por meio da contaminação com os objetos presentes no espaço de criação.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos