Intercessão fílmica:

Entre silêncios, escutas e conversações com a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.154-165

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em Educação e Artes realizada em uma universidade do sul do Brasil e intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a tecer conexões com a docência. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, contemplada na rede de afetos partilhada com alguns estudantes e com as narrativas construídas a partir da experiência em assistir ao curta-metragem ‘Los colores de las flores’, das questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ e do atravessamento entre o filme ‘O Balão Branco’ e o livro ‘Pedagogia Profana’. Alguns autores como Deleuze (2006, 2010) e Foucault (1984) foram convidados a conversar com o texto, com a intenção de ativar e problematizar alguns campos de força, potencializando-os de tal maneira que outras construções de sentidos passaram a ser produzidas em relação à experiência docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria e Faculdade Antonio Meneghetti

Professora Externa do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), (RS/Brasil). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4-Educação e Artes, da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Editora Adjunta da Revista Digital do LAV (RDLAV).

 

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM/ RS/Brasil). Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Editora Chefe da Revista Digital do LAV (RDLAV).

Downloads

Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos