Notas para um panorama do fotojornalismo do A Classe Operária (1925-1953)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.111-132

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o fotojornalismo do periódico A Classe Operária, órgão do Partido Comunista Brasileiro, entre 1925 e 1953, data da fundação até o último exemplar disponível. Embora a produção historiográfica sobre o PCB seja vasta, o fotojornalismo do partido é uma fonte ignorada pela historiografia. A partir do levantamento de todas as fotografias publicadas nas fontes disponíveis para este período, construímos uma série documental, em ordem cronológica, abrangendo o clichê e todos os textos que se referem a ele (título, legenda, reportagem etc.). Analisamos, então, a representação dos personagens e dos cenários presentes nessas imagens, as ênfases e as ausências do discurso fotojornalístico do PCB. Concluímos, mostrando como, longe de ser uma fonte neutra, objetiva, que ilustra a reportagem, as fotografias publicadas estão carregadas de significado e contribuem para a história do PCB tanto quanto o discurso textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodriguez Tavares, UFPR

Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2004), possui também especialização em Arquivologia pelo IEB/USP (2000) e em Tradução pelo Citrat/USP (2000). É autor dos livros Porto vermelho: a maré revolucionária (1930 - 1951), A moscouzinha brasileira: cenários e personagens do cotidiano operário de Santos (1930 - 1954) e desenhando a revolução: a luta de imagens na imprensa comunista (1945-1964). Atualmente, investiga o fotojornalismo do PCB e a relação imagem, história e imprensa escrita. Desde 2011, é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos