Língua de Fogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.217-230

Resumo

Este trabalho é um estudo crítico sobre o silenciamento, a recompensa da fala e a escuta verdadeira. Apresenta um ensaio visual composto por foto-performances realizadas com mulheres da família da artista Monique Burigo e pessoas próximas. Muitas de nós passamos a vida toda reeducando as próprias línguas para libertá-las do silêncio que nos foi ensinado e imposto. Quando usamos nossas faíscas para alimentar o fogo de nossas companheiras, estamos também alimentando uma fogueira em comum, da qual todas podemos nos abastecer. É na busca por acender o que se apagou, e na tentativa de cauterizar as feridas cutucadas, que as fotografias são feitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Burigo Marin, UDESC

Artista visual, pesquisadora e educadora, atualmente é doutoranda em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos (UDESC).Suas criações são atravessadas por questões relacionadas à memória, aos feminismos e ao meio ambiente.

Silvana Macêdo, UDESC

PhD Fine Arts (2003) e MA Fine Arts (1999) - Northumbria University, Newcastle, UK. Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, com experiência na área de Artes, com ênfase em pintura e multimeios, investigando principalmente ambientalismo e feminismos.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Ensaios Visuais