“No Walk, No Work”

Da prática do caminhar à prática artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.133-153

Resumo

Resumo: O presente artigo reflete em torno do modo como, no contexto da Arte Atual, o ato ou ação do “caminhar” se tornou numa importante modalidade prática do pensamento para os territórios da teoria e da prática artística. À luz destas ideias, que tomam a caminhada enquanto instrumento de experimentação estética, procurar-se-á refletir acerca do seu uso, revisando alguns momentos da História da Arte, com o intuito de, a partir do trabalho de alguns autores, perspetivar essa linha de pensamento que unifica num só raciocínio - o envolvimento fenomenológico, afetivo e cinestésico do artista com o lugar, - e as questões estratégicas de intervenção e transfiguração física, simbólica e conceptual do território.

Palavras-chave: Caminhada; Natureza; Percurso; Arte; “Land Walk”

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Biografia do Autor

Maria Regina Ramos, FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; i2ADS. - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade & Unidade VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes

Maria Regina Ramos (1992) nasceu em Vila Nova de Cerveira e é mestre em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), com o projeto "O Olhar Aproximado: Fragmentos de uma paisagem selecionada – o jardim" (2019), prova pública na qual obteve a classificação máxima de 20 valores. Enquanto investigadora não-doutorada, recentemente integrada no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS.) e na Unidade VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, tem desenvolvido trabalho de investigação teórico-prático, bem como, contribuí­do e colaborado em várias publicações e eventos de investigação, com principal enfoque no contexto das Artes Plásticas. Para além da participação em congressos e eventos cientí­ficos, profundamente ligados com a investigação em Arte, tem desenvolvido, como artista, produção regular desde 2015, participando num largo número de eventos, concursos e exposições de âmbito nacional e internacional. Ao ní­vel do pensamento e da prática artí­stica, o seu interesse tem-se centrado em torno da fragmentação do real, a fim de questionar, a partir de conceitos como "desterritorialização" e reterritorialização", os limites percetivos da noção de "território" , interligando uma experimentação fenomenológica, cinestésica e vivencial de um "micro" e "macro" cosmos de natureza arqueológica, a uma resignificação mais convencional da noção de "paisagem". Atualmente, encontra-se a frequentar o Programa Doutoral de Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, ao abrigo de uma Bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Teresa Almeida, FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto & Unidade VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes

Teresa Almeidaartista plástica e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Possui uma Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura da FBAUP. Realizou duas pós-graduações em “Vidro e a Arquitectura” e “Vidro e as Artes Plásticas” na Central Saint Martins College of Art and Design, Londres; Mestrado em Arte/Vidro na Universidade de Sunderland, Inglaterra; Doutoramento em Estudos de Arte na Universidade de Aveiro e Pós-Doutoramento na VICARTE, ambos com bolsa da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde 2006 integra a Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, onde participa em vários projetos de investigação. Colabora com o i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade desde 2011. Tem participado em vários congressos internacionais e expõe regularmente em território nacional e no estrangeiro, nomeadamente Hong Kong, Bélgica, Luxemburgo, UK, EUA, Holanda, Dinamarca, Brasil, Austrália, Itália, Espanha, Argentina, Suécia, Finlândia, entre outros. Possui publicações em revistas internacionais, capítulos de livros e trabalhos de curadoria. Atualmente é membro editorial da revista Éter e membro do comité Internacional do ICOM Glass. O seu trabalho artístico foca o vidro como material plástico, onde a problemática ambiental é abordada.

Domingos Loureiro, FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto & i2ADS. - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade

Domingos Loureiro nasceu em Valongo (1977) e é doutor em “Arte e Design” pela Universidade do Porto. Acumula a sua atividade de artista visual com a de Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Departamento de Artes Plásticas – Pintura. Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS.). Acumula diversos cargos e funções associados à Academia e é autor e editor de diversos documentos científicos e académicos. Artista premiado, conta no seu currículo com exposições em diversos países tais como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Irlanda, EUA, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá e Holanda.

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Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos