Os Objetos Provocativos de Hans Bellmer:

Considerações sobre o objeto surrealista em Die Puppe e Diana von Ephes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.40-55

Resumo

Pretendeu-se apresentar considerações sobre a categoria do objeto e suas dimensões na obra de Hans Bellmer (1902-1975), artista alemão ligado ao surrealismo francês. Através da leitura de textos como “A Boneca”, “Os jogos da Boneca” e Anatomia da Imagem (1957), propôs-se analisar a ideia de “objeto” presente nas obras ou projetos visuais Die Puppe e Diana von Ephesus, ambos compostos por pinturas, fotografias e esculturas produzidas ao longo das décadas de 1930 e 1950. Tais trabalhos constituem exemplos da postura do artista de transformar objetos familiares, como o pião, por exemplo, em reflexos da anatomia, a fim de representar as qualidades estranhas, subversivas, dos objetos disponíveis. Dessa atitude, surge o que se pode reconhecer como “objeto provocativo”, categoria do objeto surrealista a partir de Paul Éluard sobre a obra Die Puppe.

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Biografia do Autor

Lucas Henrique Silva, Doutorando em Estudos Literários - UNESP Fclar / Bolsista de Doutorado CNPQ

Mestre (UEL, 2016). Pesquisa Hans Bellmer, E. T. A. Hoffmann, Germaní­stica, Artes visuais e literatura.

Karin Volobuef, UNESP-Araraquara

Docente na UNESP-Araraquara, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Graduada em Letras pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Mestre (1991) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da Universidade de São Paulo (1996). Publicou os livros A prosa de ficção do Romantismo na Alemanha e no Brasil (1999), Mito e magia (2011), Dimensões do fantástico, mítico e maravilhoso (2011), Vertentes do fantástico na literatura (2012) além de artigos em variados periódicos. Atua nas áreas de pesquisa: contos de fadas, romance fantasia, ficção científica, fantástico, romantismo.

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Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos