Um Novo Olhar Artístico

a Concepção da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.21-39

Resumo

Durante a primeira década do século XXI o Brasil passou a fazer parte de importantes decisões geopolíticas globais, sendo eleito em 2009 o país-sede da XXXI Olimpíada da Era Moderna. À vista disso, este estudo objetivou elucidar o olhar artístico da equipe criativa durante o processo de concepção da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, perante uma abordagem qualitativa, de alcances exploratório e descritivo com base bibliográfica e documental. As constatações apontam que o evento pode ser compreendido como um novo ciclo de afirmação artístico-identitária devido ao seu planejamento conceitual, dimensão de apresentação dos resultados e consecutiva divulgação, inserindo novos elementos da cultural brasileira por meio da mixagem de variadas formas de arte tradicionais, modernas e contemporâneas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI

Fotógrafo e pesquisador, possui Licenciatura em História e Segunda Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Educação do Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER. Bacharelado em Turismo pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade - EACH da Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI, sendo contemplado por esta instituição com o prêmio Mérito Estudantil devido à vivência de valores e atitudes éticas no contexto acadêmico. Especialização em Artes (Lato Sensu) terminalidade em Ensino e Percursos Poéticos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestrado e Doutorado (cursando) em Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI com ambos os projetos de pesquisa financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior - CAPES. É membro da International Society for Education Through Art - InSEA vinculada à United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO, da International Association for Visual Culture - IAVC e da Associação Nacional de História - ANPUH. Pauta-se nas conexões transdisciplinares de sua formação para desenvolver pesquisas no campo dos estudos visuais, tendo como principais objetos: produções fotográficas e audiovisuais, desvendando as significações entre a História, Arte e Turismo na sociedade e suas implicações culturais sob a ótica de teorias como a/r/tografia, semiótica, iconografia, iconologia e análise fí­lmica. Seus trabalhos enfatizam a reflexão e a produção imagética por meio de equipamentos tecnológicos, tendo como base suas próprias experiências. Realizou cursos nacionais e internacionais, obtendo certificações de importantes instituições de arte e ensino no mundo como o Museum of Modern Art - MoMA e Royal Holloway, University of London. Participou de exposições coletivas, tendo recebido premiações por trabalhos literários, fotográficos e audiovisuais dentre as quais, foi intitulado pela Equipe de Sustentabilidade dos Jogos Olí­mpicos Rio 2016 como um multiplicador de comportamentos sustentáveis pelo mundo em decorrência da sensibilização socioambiental presente em suas produções. 

Luciano Torres Tricárico, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduado, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Desde 2020 é Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Yára Christina Cesário Pereira , Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutoramento na Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É professora colaboradora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria na Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade (EACH) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2023-06-23

Edição

Seção

Artigos