A fantasia colonial no Brasil contemporâneo:

Intersecções na obra de artistas negros, indígenas e LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.1-20

Resumo

Este trabalho analisa a atuação de seis artistas brasileiros contemporâneos cuja produção se coloca em uma perspectiva decolonial, isto é, tem como parâmetro uma visão crítica em relação ao aprisionamento político, epistêmico e cultural imposto pelo pensamento europeu. Seus trabalhos mantêm forte posição de combate às práticas neocoloniais que ecoam nas sociedades contemporâneas, consolidando uma conduta de dominação nos planos político, econômico, cultural e social. A análise dos artistas foi organizada de acordo com suas temáticas: Aline Mattos e Rosana Paulino tratam do racismo e do passado escravocrata brasileiro. Jaider Esbell e Daiara Tukano trazem a questão mitológica indígena como representação de seu universo sempre ameaçado pela presença do homem branco. Auá Mendes e Rosa Luz contemplam, em suas produções aqui analisadas, o corpo dissidente transgênero em um mundo heteronormativo. Ao mesmo tempo, o artigo traz impressões da escritora e artista Jota Mombaça registradas no livro “Não vão nos matar agora”, estabelecendo um diálogo de sua escrita sobre questões decoloniais com as obras analisadas. Com isso, buscamos ressaltar a proximidade que tem o pensamento de Jota Mombaça com a produção dos artistas selecionados cujas manifestações buscam refletir sobre temas em comum como racismo, gênero, desigualdade e ativismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Lopes, PUC-Campinas

Produtor audiovisual, mestrando em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FECAP. Itatiba, SP, Brasil.

Tarcisio Torres Silva, PUC-Campinas

Professor pesquisador em regime de decicação integral do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Doutor em Artes Visuis pela Unicamp, com perí­odo de estágio no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres.

Downloads

Publicado

2023-06-23 — Atualizado em 2023-06-23

Versões

Edição

Seção

Artigos