Vida, obra e tempo de Leonardo da Vinci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.51-78

Resumo

Nesse artigo foi abordada a trajetória criativa de Leonardo Da Vinci, como exemplo do que Eugênio Garin chamou de homem renascentista, a partir dos conceitos de campo e de habitus propostos por Bourdieu, com o objetivo de compreender a relação entre o indivíduo, seu meio social e as condições históricas na qual ele atuou. Assim, foi feita uma releitura da sua trajetória criativa, confrontando o conceito de genialidade de Vasari (da própria época de Da Vinci) e de Norbert Elias, que permitiu ver o homem além do mito por meio da mudança de formas de percepção do fenômeno criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Eugênio, Universidade Federal de Alfenas

Professor de História na Unifal-MG desde 2009. Formação em História: graduação Universidade Federal de Ouro Preto (1996) mestrado Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutor Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutor UFMG (2010). Autor de Fragmentos de liberdades: as festas religiosas das irmandades de escravos em Minas Gerais na época da Colônia (E-papers: 2ª ed. 2010), Reforming habits: the struggle against poor healt conditions in 19th Brazil (Verlag: 2010), Arautos do progresso: o ideário médico sobre saúde pública no Brasil na época do Império (Edusc:2012), Fontes para o estudo da história de Alfenas (Unifal-MG: 2013), Lágrimas de sangue: a saúde dos escravos no Brasil da época de Palmares à Abolição (Alameda: 2016) e Verso e reverso da modernidade: a modernização em Alfenas na Primeira República (Brazil Publishing, 2019) As muitas faces de um gênio: tempo, vida e obra de Leonardo da Vinci (Unifal-MG, 2020) e Horizontes da nação: desafios brasileiros após 200 anos de Independência (Unifal-MG, 2022). Alfenas, MG, Brasil, http://lattes.cnpq.br/4109199900315432, http://orcid.org/0000-0003-4294-2568

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos