Corpo, Imagem, Autobiografia: A Trama Pessoal-Política de Frida Kahlo Criando Fronteiras Híbridas em Performance

Autores

  • Crystian Danny da Silva Castro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.92-105

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Performance Arte, Frida Kahlo, Narrativas Autobiográficas.

Resumo

Este estudo se desenvolve a partir das possibilidades de criação em performance, considerando três formas de perceber o processo artí­stico: a performance como uma "arte do eu" ; como um "modo de existência" ; e como uma "arte de fronteira" . Entrecruzando as imagens da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) – desde uma perspectiva cultural de tais artefatos – com as narrativas autobiográficas do autor, estabelece-se uma série de relações que envolvem o atravessamento arte e vida e a valorização do corpo na criação em performance e na arte contemporânea. Deste modo, são analisadas diversas formas de compreender como tais imagens interatuam no processo de criação, tramando as experiências de vida dos corpos à uma perspectiva pessoal-polí­tica das subjetividades para fazer da performance uma práxis hí­brida e fronteiriça.

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Biografia do Autor

Crystian Danny da Silva Castro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa Educação e Arte, com pesquisa que entrecruza dança, pedagogias culturais e perspectivas queer. Mestre em Artes Visuais e Licenciado em Dança, ambos pela UFSM. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura Visual e Educação – MIRARTE e professor colaborador do grupo de pesquisa Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança – LICCDA. Santa Maria, RS, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4559763834754172 e ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4306-5758

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Publicado

2022-06-28 — Atualizado em 2022-07-11

Edição

Seção

Artigos