Experiências dialógicas como exercí­cio interdisciplinar em artes visuais: apontamentos sobre pesquisa autobiográfica e teoria da epistemologia do romance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.205-221

Palavras-chave:

experiência, artes visuais, interdisciplinar, autobiografia, epistemologia do romance.

Resumo

Este texto apresenta experiências dialógicas nascidas no contexto da graduação e pós-graduação a partir de vivências pedagógicas que transitam por um universo interdisciplinar, quando compartilhadas no âmbito da formação em Artes Visuais. Neste aspecto, o esforço empenhado visa construir um discurso proveniente dessa abordagem, apontando dois pontos teóricos de partida: a Pesquisa Autobiográfica e o campo da estética no contexto da teoria da Epistemologia do Romance. Ambas as discussões convergem para um elo pedagógico entre Artes Visuais e Literatura que permite uma articulação a partir de imbricações teóricas e metodológicas experienciadas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira, Universidade de Brasí­lia

Doutor em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, área de concentração em Arte, Cultura e Visualidades na Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação com a tese: MO(VI)MENTOS AUTOBIOGRÁFICOS: historiando fragmentos narrativos de experiências de vida docente e discente em artes visuais. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense no Campo de Confluência: Linguagem, Subjetividade e Cultura (2008), com enfoque no estudo do conceito de subjetividade e linguagem a partir da imagem fotográfica publicitária. Graduação com Licenciatura Plena em Educação Artí­stica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Lecionou Artes Visuais e História da Arte nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro no perí­odo de 1998 a 2009. É Professor Adjunto na Universidade de Brasí­lia, lotado no Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais. Orientador de Mestrado credenciado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV/UNB, com o Projeto de Pesquisa: Experiências de vida, formação e autoformação: dialogicidade entre pesquisa narrativa, autobiografia e artes visuais. Experiência na área de Arte/Educação, com ênfase no Ensino de Artes Visuais, principalmente, no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos. Interesse de pesquisa nos seguintes temas: Arte e Imagem Fotográfica, Arte/educação Contemporânea, Histórias de vida, Narrativas, Memoriais de Formação, Escrita de si, Arte e Psicanálise, Currí­culo, Cotidiano, Formação e atuação docente.

Ana Paula Aparecida Caixeta, Universidade de Brasí­lia

Doutora e mestre em Literatura pela Universidade de Brasí­lia (UnB). Graduada em Artes Plásticas e Letras. É professora Adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasí­lia e professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLit/UnB). Pesquisadora e atual lí­der do grupo Epistemologia do Romance - ER (UnB/CNPq), busca maiores aprofundamentos da teoria homônima, visando estabelecer diálogos entre Literatura e Artes Visuais a partir da Estética e sob a ótica teórica da ER. Desenvolve pesquisas sobre Glauco Mattoso, Estética, Efeito estético e Ensino da Estética. Organizou os volumes dos Verbetes da Epistemologia do Romance (2019/2021) - o primeiro, junto com Maria Veralice Barroso e Wilton Barroso Filho; o segundo, com Maria Veralice Barroso.

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Publicado

2021-11-06

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Artigos