A participação estudantil nas ações artí­stico-pedagógicas do Campo Remoto: uma reflexão baseada nas práticas do Previously e da Newsletter

Autores

  • Debora Maria Santiago UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.032-049

Palavras-chave:

Artes Visuais

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as atividades Previously e Newsletter como propostas que tiveram um expressivo envolvimento estudantil no conjunto de ações artí­stico-pedagógicas do Campo Remoto. O Campo Remoto foi o projeto de ensino emergencial remoto dos cursos de Bacharelado em Artes Visuais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná, e promoveu atividades sí­ncronas e assí­ncronas em ambiente virtual no ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. O presente texto é construí­do pelos relatos de professores/as e alunos/as/es que contribuí­ram com o Previously e a Newsletter evidenciando o caráter pedagógico e formativo dessas experiências. O Previously foi uma proposta de apresentação oral dos temas apresentados nos encontros sí­ncronos, preparados pelos/as alunos/as/es para a Temporada HH do Campo Remoto, dedicada ao estudo da História da Arte por um viés decolonial. A Newsletter do Campo Remoto foi uma atividade assí­ncrona que consistiu num boletim informativo enviado semanalmente contendo um resumo das atividades do Campo Remoto, que teve como objetivo documentar e divulgar o projeto, além de propor um espaço para a circulação da produção artí­stica discente. Essas duas propostas foram consideradas por uma perspectiva de análise que visa evidenciar a participação colaborativa e transversal entre professores/as e alunos/as/es na construção de ensino-aprendizagem no campo das Artes Visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Maria Santiago, UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP

Artista e professora adjunta no Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes da UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC na Linha de Pesquisa Processos Artí­sticos Contemporâneos.

Referências

BARBOSA, Adoniran. Saudosa Maloca. Disponí­vel em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/. Acesso em 22 setembro 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. 40a reimpressão. São Paulo: Terra e Paz, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59a edição. São Paulo: Terra e Paz, 2015.

GALVíO, Carlos Fernando. Pandemia e pobreza: a sindemia exposta da crueldade humana. Edição Novembro 2020. São Paulo: Le Monde Diplomatique Brasil, 2020, disponí­vel em <https://diplomatique.org.br/pandemia-e-pobreza-a-sindemia-exposta-da-crueldade-humana/>. Acesso em: 30 ago 2021.

BAUSBAUM, Ricardo. "X" Percursos de alguém além de equações. In: CONCINNITAS: Rio de Janeiro, v.1, n. 4., p. 174 - 197, 2003. Disponí­vel em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42762/29524. Acesso em: 14 set. 2021.

MATTIOLLI, Isadora. (2020 Outubro). Sinopse HH # História Hedionda. Boletim do Campo Remoto. Disponí­vel em: <https://tinyletter.com/campusremotus/letters/11-boletim-campo-remoto>

Downloads

Publicado

2021-10-06

Edição

Seção

Dossiê Campo Remoto

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.