Ninfas e Monstros: o Pós-Vida de Criaturas Fantásticas na Imaginação Humana

Autores

  • Felipe Lima Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Frota Reinaldo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.271-284

Palavras-chave:

Monstro, Nachleben, Pathosformeln

Resumo

Este ensaio busca vasculhar as trevas pelas quais os monstros transitam a fim decompreender como esses seres se relacionam com as ninfas discutidas pelo historiador da arte e estudioso das imagens Aby Warburg. Ninfas e monstros compartilham caracterí­sticas como a eterealidadede seus corpos, o estranhamento causado por suas figuras e o deslocamentotemporal de suas presenças. Para Warburg, as imagens das ninfas na arte renascentistas são manifestações depathosformeln antigas, heranças do passado, engramas no sistema nervoso dos indiví­duos. Os monstros, por sua vez, trazeminscritos em seus corpos advertências ancestrais (Cohen, 2000).Mais que isso, vampiros, medusas e demônios persistem na cultura, em processo denachleben – termo caro a Aby Warburg – um processo transmissão, recepção e polarização. Assim, embora simbolicamente se situem em polos distintos, ninfas e monstros se encontram na dimensão do inesperado, do imprevisto, do acidental: enquanto as ninfas deWarburg pairam misteriosamente, flutuando imprudentemente nas obras do Quattrocento italiano como persistência do paganismo nocenário cristão, as bestas deformadas da imaginação humana espreitam nassombras prontas para saltar sobre os que cruzam os seus caminhos. O encontro com ninfas ou monstros é irreparável – dele, não saí­mos ilesos/as.

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Biografia do Autor

Felipe Lima Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2018), e pós-graduação lato sensu em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac, MBA em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (2008), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2004) , e jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Desenvolve projetos de Pesquisa e de Extensão nas áreas das Histórias em Quadrinhos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1870338414302204. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8583-989X . E-mail: felipelima2005@gmail.com.

Gabriela Frota Reinaldo, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista Fapesp 1998 - 2002), Gabriela Reinaldo é professora do Instituto de Cultura e Arte, o ICA, da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professora na graduação e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordena o Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3220389528083591), que abriga, entre outros projetos de pesquisa, os projetos "Tradução Intersemiótica: a relação palavra e imagem" e "As faces do rosto". Realizou doutorado sanduí­che na Université Paris X (1998) e estágio pos-doutoral sênior na condição de professora visitante no Departamento de História da Arte da Universidade de Cambridge - UK, onde investigou as representações do Brasil feitas pelos artistas cientistas do século XIX, especialmente C.F.P von Martius (projeto intitulado "O olhar naturalista e o seu legado para a ciência e para a ficção", Estágio Sênior no exterior, Bolsa Capes - agosto de 2013 a agosto de 2014). Neste perí­odo, também pesquisou e participou de eventos no The Warburg Institute, ligado í  Universidade de Londres. Tem experiência na área de Semiótica, com ênfase em Comunicação Social atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica peirceana, Semiótica da Cultura, Mito, Tradução Intersemiótica e entre culturas, Literatura, Vilém Flusser e João Guimarães Rosa. Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3885064446506872. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3663-0314. E- mail: gabriela.reinaldo@gmail.com.

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Publicado

2021-11-19

Edição

Seção

Ensaios