Caderns de Desenho são Tesouros: Considerações sobre uma Produção Artística
Palavras-chave:
Caderno de desenho, Hupomnêmata, Desenho, Pintura.Resumo
O objetivo deste artigo é averiguar a relevância dos cadernos de desenho, na minha prática artística, e compreender de que modo eles podem ser a origem de novas produções pictóricas. A metodologia, de ordem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, possui por principal ação a comparação entre alguns esboços, presentes em certos cadernos de desenho, e três pinturas em aquarela, realizadas a partir desses desenhos preliminares. Para uma maior aproximação com essa temática, evidencia-se, sobretudo, o conceito de hupomnêmata, abordado por Foucault (2004; 2011), e investiga-se certos aspectos formais presentes nos cadernos e nas pinturas. Além disso, são estabelecidos paralelos com a criação literária a partir de Silva (2010) e Gréssilon (2007). É explorada a hipótese de que os cadernos de desenho são valiosos no meu processo criativo, na medida em que tratam-se de suportes que congregam ideias e projetos a serem desenvolvidos futuramente.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. et al. Sopa de Wuhan: pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemias. Buenos Aires, Argentina: ASPO, 2020.
BUENO, G. et al. Feira de Ciências: Romy Pocztaruk (Catálogo da exposição). Porto Alegre: Santander Cultural, 2014.
DIAS, A. M. Alguns cadernos de desenho. In: ATAS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL CRIADORES SOBRE OUTRAS OBRAS, 2011. Portugal, p. 24-29.
FOUCAULT, M. A escrita de si. In: MOTTA, M. B. da (Org.). Ética, Sexualidade, Política. Coleção Ditos & Escritos V. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2004. p. 148-179.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
GONÇALVES, F. Uma visão sobre os documentos de trabalho. Revista Panorama Crítico. Porto Alegre, nº2, Ago/Set, 2009. Disponível em < http://www.panoramacritico.com/002/artigos.php>. Acesso em: 15 jan. 2013.
GRÉSSILON, A. Elementos de Crítica Genética: Ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
KHOURY, F; WEISS, L; ELUF, L (Org.). Renina Katz: Coleção Cadernos de Desenho. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.
SILVA, C. C. Unidade e fragmento: uma leitura da composição proustiana a partir dos cadernos 53 e 55 de Albertine. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
WOOLF, V. O quarto de Jacob. São Paulo: Editora Novo Século, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).