A Revisão Integrativa como método para sí­ntese do conhecimento aplicado a estudos sobre o artista Athos Bulcão

Autores

  • Emyle dos Santos Santos Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia
  • Maria Herminia Olivera Hernández Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.186-202

Palavras-chave:

Athos Bulcão, Metodologia, Artes Visuais,

Resumo

Autor de importantes obras no cenário nacional e algumas em âmbito internacional, Athos Bulcão (1918-2008) possui uma produção que se caracteriza, principalmente, por estar presente em diferentes contextos e em espaços pouco tradicionais para objetos de arte. Apontado como "artista múltiplo" , seu universo de atuação suscita uma grande quantidade de publicações que incluem, depoimentos, entrevistas, inventários, pesquisas, artigos, dissertações, textos curatoriais, crí­ticas e outros materiais bibliográficos e documentais. Contudo e apesar dessa amplitude de trabalhos, têm-se a percepção de que a sua produção está sub explorada nas pesquisas acadêmicas, pois, muitas vezes, esses documentos fracionam a obra do artista, privilegiando determinadas linguagens ou conjuntos de artefatos em detrimento de outros. Nesse sentido, o artigo que se apresenta, que é adaptação de um capí­tulo da pesquisa de doutorado defendida em 2020, busca entender qual o estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre Athos Bulcão, para isso optou-se pelo desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica na Modalidade Integrativa, "[...] assim denominada por fornecer informações mais abrangentes sobre um evento particular, interconectando elementos isolados dos estudos existentes." (SAMAPAIO; MANCINI, 2007, apud FREITAS; CARVALHO; MENESCAL, 2010, p.4). Esta metodologia mostra-se promissora para a investigação de artistas e suas produções, sobretudo, quando se tem à disposição muitas informações a serem sistematizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emyle dos Santos Santos, Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia

Graduada em Decoração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2006 - 2011), Mestre (2013 - 2015) e Doutora (2016 - 2020) em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (PPGAV-EBA-UFBA). Professora Adjunta (classe C) ní­vel I, lotada no Departamento I: História da Arte e Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, em regime de trabalho DE (Dedicação Exclusiva). Ministra componentes curriculares para o curso de Decoração que se enquadram no eixo de projeto.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Ambientes, atuando principalmente nos seguintes temas: cor, design de ambientes, design hospitalar e artes visuais.
É associada da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) como docente.

Maria Herminia Olivera Hernández, Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia

Professora Associada IV, da Universidade Federal da Bahia, Escola de Belas Artes, lidera o grupo de pesquisa: Design e Arquitetura no Universo das Artes Visuais. Atua na graduação como docente no curso de Decoração e na pós-graduação em Artes Visuais da EBA da UFBA. Concluiu doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2005), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2000), especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Cidades Históricas - CECRE (1993) pela Universidade Federal da Bahia e em Conservação Preventiva (1999) pela Fundação Antorchas-Vitae/ Brasil em Buenos Aires, Argentina, e Graduação em Arquitectura pela Universidad de Camaguey Cuba (1986).

Referências

ADAM, Luciana Fonseca de Melo. A relação arte - arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasí­lia: concepções e materializações (1958-1981). 2018. 239 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponí­vel em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/55666>. Acesso em: 01 set. 2018.

BAXANDALL, Michael. Padrões de Intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BULCíO, Athos. Depoimento - Programa de História Oral. Brasí­lia, Arquivo Público do Distrito Federal, 1988.

CARDOSO, Sandra Magda Mattei. Os azulejos de Portinari e Athos Bulcão como elementos ornamentais da arquitetura modernista no Brasil. Revista Thêma Et Scientia, Cascavel, v. 2, n. 2, p. 65-74, jun. 2012. Semestral. Edição Especial de Arquitetura e Design. Disponí­vel em: <http://www.themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/110>. Acesso em: 01 out. 2017.

COSTA, Marcus de Lontra. Sinfonias de modernidade. 1987. Texto publicado originalmente na Revista Módulo. Disponí­vel em: <http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 05 set. 2017.

COSTA, Marcus de Lontra. Athos Bulcão: tradição e modernidade. Rio de Janeiro: ADUPLA, 2017. 64 p. Catálogo de Exposição realizada na Caixa Cultural de Salvador de 12 de julho a 20 de agosto de 2017.

CUNHA, Camila Xavier da. ARARQUIAZULATHOS: Relações Estéticas entre os Azulejos de Athos Bulcão e o Plano Piloto de Brasí­lia. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2016. Disponí­vel em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/22842>. Acesso em: 23 out. 2017.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 10-36.

DUARTE, Bárbara. Integração das artes: os azulejos de Athos Bulcão. Visualidades, [s.l.], v. 6, n. 12, p. 49-59, abr. 2008a. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18069. Disponí­vel em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18069>. Acesso em: 02 nov. 2017.

DUARTE, Bárbara Pinto. VENTANIA, DE ATHOS BULCíO: ruptura e integração. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasí­lia-UnB, Brasí­lia, 2009. Disponí­vel em: < http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/3839>. Acesso em: 12 nov. 2017.

DUARTE, Paulo Sergio. Sentido e urbanidade. Brasí­lia: Fundação Athos Bulcão, 2008b. Disponí­vel em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Sentido%20e%20urbanidade%20-%20Paulo%20S_rgio%20Duarte%20port.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2017.

FARIAS, Agnaldo. A obra de Athos Bulcão, ponto alto da vertente construtiva. In: SEMINíRIO DOCOMOMO BRASIL - Cidade Moderna e Contemporânea: Sí­ntese e paradoxo das artes, 8., 2009, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Docomomo Brasil, 2009. p. 1-11. Disponí­vel em: < http://docomomo.org.br/course/8-seminario-docomomo-brasil-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 25 jan. 2018.

FREITAS, Ranielder Fábio de; CARVALHO, Cintya Oliveira de; MENESCAL, Richarley Envangelista. Design Emocional e o designer como interpretador de desejos e necessidades: Revisão de Literatura. Estudos em Design, v. 18, n. 1, p. 1-18, jan. 2010. Semestral. Disponí­vel em: <http://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/46>. Acesso em: 10 set. 2015.

FUNDATHOS (Brasil). Fundação Athos Bulcão. Athos Bulcão: O artista. 2014. Disponí­vel em: <https://fundathos.org.br/>. Acesso em: 03 fev. 2016.

HERKENHOFF, Paulo. Para ver melhor Athos Bulcão. 1987. Apresentação da exposição individual Pinturas, Máscaras e Objetos Espaço Capital, Brasí­lia e Galeria Saramenha, Rio de Janeiro. Disponí­vel em: <http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 10 nov. 2017.

IPHAN-DF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artí­stico Nacional (Brasil). Superintendência do IPHAN no Distrito Federal. Sandra Bernardes Ribeiro; Thiago Pereira Perpétuo (coord.). Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasí­lia. Brasí­lia: Iphan, 2018. 210 p. Disponí­vel em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/athosbulcatilde_menor.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2019.

LAGO, André Correa do. Athos Bulcão. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasí­lia: Fundação Athos Bulcão, 2009, v. 1, p. 27-29. Disponí­vel em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Athos%20Bulc_o%20-%20Andr_%20Correa%20do%20Lago%20port.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2017.

LEíO, Leandro. A diluição do plano bidimensional no espaço: análises e relações entre quatro obras seminais de integração arquitetônica de Athos Bulcão. In: VIII EHA - Encontro de História da Arte, 8., 2012, Campinas. Anais... . Campinas: Unicamp, 2013. p. 341 - 359. Disponí­vel em: <http://www.unicamp.br/chaa/eha/atasVIIIeha.html>. Acesso em: 03 jan. 2018.

LIMA, João Filgueiras. Athos Bulcão. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes; MARTINS, Rosanalha; PANITZ, Marí­lia. Azulejos em Brasí­lia, azulejos em Lisboa: Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca. Brasí­lia: Fundação Athos Bulcão, 2013. p. 57-59. Disponí­vel em: <http://www.fundathos.org.br/arquivos/Catálogo Athosmiolo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.

MADEIRA, Angélica. A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasí­lia (1958-1967). Tempo Social: Revista Sociologia, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 187-207, out. 2002. Disponí­vel em: < http://www.periodicos.usp.br/ts/article/view/12389>. Acesso em: 09 nov. 2017.

MELO, Magda M.. Sí­ntese das Artes na Arquitetura de Oscar Niemeyer. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 24, n. 00, p. 121-130, set. 2003. Disponí­vel em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3841>. Acesso em: 03 fev. 2018.

MORETZSOHN, Carmem. Habitante do silêncio em Brasí­lia: Entrevista concedida pelo artista ao Jornal de Brasí­lia, publicada no dia 2 de julho de 1998. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasí­lia: Fundação Athos Bulcão, 2009, v. 1, p. 356-363. Disponí­vel em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/Habitante do silencio em Brasí­lia - Carmem Moretzsohn port.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.

OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Estratégias para a preservação do patrimônio cultural moderno: Athos Bulcão em Brasí­lia (1957-2007). 2012a. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Preservação do Patrimônio Cultural, Instituto do Patrimônio Histórico e Artí­stico Nacional, Rio de Janeiro, 2012. Disponí­vel em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/450>. Acesso em: 20 fev. 2018.

OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Os painéis de Athos Bulcão na arquitetura de Brasí­lia: Uma tradução Candanga do Projeto Construtivo Brasileiro?. In: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 21., 2012b, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. p. 1399-1411. Disponí­vel em: <http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio8/fabiana_carvalho.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.

OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Ressignificações das obras de Athos Bulcão nos espaços de Brasí­lia: Entre a obra de arte e o ornamento. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasí­lia-UNB, Brasí­lia, 2013. Disponí­vel em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/14890>. Acesso em: 10 mai. 2017.

PANITZ, Marilia. O imaginário segundo Athos Bulcão. In: FUNDATOS (Brasil). Fundação Athos Bulcão. 100 anos de Athos Bulcão. Brasí­lia: 4 Art Produção Cultural, 2018. p. 14-23.

PAREYSON, Luigi. Formação da obra de arte. In: PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993. p. 59-92.

PORTO, Cláudia Estrela. Quando arte e arquitetura se mesclam: A obra de Athos Bulcão e Lelé. In: SEMINíRIO DOCOMOMO BRASIL - Cidade Moderna e Contemporânea: Sí­ntese e paradoxo das artes, 8., 2009a, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Docomomo Brasil, 2009. p. 1-21. Disponí­vel em: < http://docomomo.org.br/course/8-seminario-docomomo-brasil-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 21 jan. 2018.

PORTO, Cláudia Estrela. Athos Bulcão: a linha tênue entre arte e arquitetura. In: CABRAL, Valéria Maria Lopes. (Org.). Athos Bulcão. 1 ed. Brasí­lia: Fundação Athos Bulcão, 2009b, p. 34-49. Disponí­vel em: <http://www.fundathos.org.br/pdf/A%20linha%20tenue%20entre%20arte%20e%20arquitetura%20-%20Claudia%20Estrela%20Porto%20-%20port.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2017.

SANTOS, Emyle dos Santos. Artes em diálogo: a produção de Athos Bulcão para a Rede Sarah. 2020. 270 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponí­vel em: < http://www.ppgav.eba.ufba.br/pt-br/teses-dissertacoes>. Acesso em: 03 fev. 2021.

SILVA, Clarissa Carvalho e; OLIVEIRA, Adriana Freire de; NASLAVSKY, Guilah. Entre o concreto e o abstrato: as obras de Armando de Holanda Cavalcanti com Athos Bulcão. In: SEMINíRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL, 11., 2016, Recife. Anais [...] . Recife: Docomomo_Br, 2016. p. 1-12. Disponí­vel em: http://seminario2016.docomomo.org.br/#about. Acesso em: 02 abr. 2017.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan. 2010. Trimestral. Disponí­vel em: <http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1134-Einsteinv8n1_p102-106_port.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2018.

TAVARES, Camila Christiana de Aragão. A integração da arte e da arquitetura em Brasí­lia: Lucio Costa e Athos Bulcão. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Artes, Instituto de Artes da Universidade de Brasí­lia (UnB), Brasí­lia, 2016. Disponí­vel em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/21206>. Acesso em: 12 nov. 2017.

TELLES, Claudio. Sintonia de Arte e Arquitetura. Jornal de Brasí­lia. Brasí­lia, p. 1-2. 1997. Disponí­vel em: <: http://www.fundathos.org.br/artigos>. Acesso em: 01 jan. 2018.

WANDERLEY, Ingrid Moura. Azulejo na arquitetura brasileira: os painéis de Athos Bulcão. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponí­vel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-10112006-142246/pt-br.php>. Acesso em: 16 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos