A Originalidade de José Guadalupe Posada: Um Exame de Terrible y Verdadeira Noticia (1910)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.061-080

Palavras-chave:

Aby Warburg, Diego Rivera, José Guadalupe Posada, Originalidade

Resumo

O presente artigo intenta em analisar a originalidade da obra do gravador mexicano José Guadalupe Posada (1852–1913) a partir de um exame iconológico da obra Terrible y verdadeira noticia (1910). Em 1930, Diego Rivera ressaltou o caráter original e distante da imitação da produção de Posada, colocando-o como um exemplo para os artistas mexicanos do século XX. Contudo, através de uma ótica warburguiana, que atente às anacronias da arte, nota-se como a afirmação do muralista é frágil, passí­vel de crí­ticas e, simultaneamente, abre espaço para uma reflexão acerca do lugar do próprio Rivera na construção dessa narrativa. Para auxiliar nessa tarefa, valemo-nos dos escritos de Aby Warburg, Walter Benjamin, Gertrud Bing e Georges Didi-Huberman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.

APOLLODORUS. The Library. Tradução: James George Frazer. Londres: William Heinemann, 1921.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução: João Barreto. Belo Horizonte. Autêntica, 2020.

BENJAMIN. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2013.

__________. O surrealismo. O último instantâneo da inteligência européia. In: ___. Magia e técnica, arte e polí­tica. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. v.1.

__________. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ___. Magia e técnica, arte e polí­tica. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. v.1.

BING, Gertrud. A. M. Warburg. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 28, 1965, p. 299-313. Disponí­vel em: <http://www.jstor.org/stable/750675>. Acesso em: 20 out. 2020.

__________. Aby M. Warburg by Gertrud Bing. Engramma, 2014. Tradução de Elizabeth Thomson. Disponí­vel em: <http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=1558>. Acesso em: 05 out. 2020.

BORGES, Célia Maia. A Representação Iconográfica de Santa Teresa: mí­stica e plástica na Pení­nsula Ibérica na época barroca. In: Atas do IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano, Ouro Preto e Mariana, 2006, p. 379-389. Disponí­vel em: < https://www.upo.es/depa/webdhuma/areas/arte/4cb/pdf/C%C3%A9lia%20Maia%20Borges.pdf> Acesso em: 10 out. 2020.

BOJANIC, Antonio. Final Years of the Silver Standard in Mexico: Evidence of Purchasing Power Parity with The United States. História Econômica & História de Empresas, n. XIV, v. 1, mai., 2011, p. 5-34.

Disponí­vel em: <https://mpra.ub.uni-muenchen.de/45535/1/MPRA_paper_45535.pdf>

Acesso em: 21 out. 2020.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

EDISON, Hali. Purchasing Power Parity in the Long Run: A Test of the Dollar/Pound Exchange Rate (1890-1978). Journal of Money, Credit and Banking, n. 19, n. 3, aug., 1987, p. 376-387. Disponí­vel em: <https://www.jstor.org/stable/1992083?seq=1>. Acesso em: 20 out. 2020.

FRANK, Patrick. Posada"™s broadsheets: Mexican popular imagery, 1890-1910. Albuquerque: University of New Mexico Press,1998.

GINZBURG, Carlo. História Noturna: Decifrando o Sabá. Tradução: Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GRETTON, Tom. European Illustrated Weekly Magazines, c. 1850-1900. A Model and a Counter-Model for the Work of José Guadalupe Posada. Anales del Instituto de Investigaciones Estéticas, v. XIX, n. 70, mar, 1997, pp. 99-125, Distrito Federal, México.

_________. Edgy Encounters in North Africa and the Balkans: R. C. Woodville"™s Pictures of Conflict-Zone Life for the Illustrated London News, 1880–1903. In: CLARKE, Joseph, HORNE, John. (Eds.) Militarized Cultural Encounters in the Long Nineteenth Century. War, Culture and Society, 1750-1850. London: Palgrave Macmillan. 2018.

LAZCANO, José Ví­ctor Manuel Cruz. Hermanos de sangre y religión: Oligarquí­as y orden del Carmen en Nueva España borbónica. Dissertação (Mestrado em Cultura Virreinal), Universidad del Claustro de Sor Juana, México, 2016.

MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

RIVERA, Diego. José Guadalupe Posada. In: TOOR, Frances. Monografí­a. Las obras de José Guadalupe Posada. Grabador Mexicano. Ciudad de México: Editorial RM, 2012.

TARBELL, Frank. Centauromachy and Amazonomachy in Greek Art: The Reasons for Their Popularity. American Journal of Archaeology. Vol. 24, No. 3, jul.-set., 1920, pp. 226-231.

VASARI, Giorgio. The lives of the artists. Tradução: Julia Conaway Bondanella e Peter Bondanella. Oxford: Oxford Press, 1998.

__________. Le vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti. íquila: REA Edizioni. 2011. E-book.

VIRGíLIO. Georgics. Tradução: Peter Fallon. Oxford: Oxford University Press, 2006.

WINCKELMAN, Johann Joachim. The History of Ancient Art. v. 1. Tradução: Henry Lodge. Boston: James R. Osgood and Company, 1873.

__________. On the Imitation of the Painting and Sculpture of the Greeks. In: IRWIN, David (Ed.). Writings on art. London: Paidon, 1972.

WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: Contribuições cientí­fico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução: Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos