Sofia Dyminski e as "Moças da Ilha" : história, arte e gênero
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.030-047Palavras-chave:
Sofia Dyminski, Arte Moderna Paranaense, Arte e Gênero, Moças da Ilha.Resumo
Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da arte produzida por mulheres e de como o estudo das categorias de gênero pode utilizar-se dessas produções para compreender as formas de ação feminina, mesmo em contextos em que a militância feminista não tenha ocorrido de maneira incisiva, mas que já havia iniciativas implícitas nessas composições que davam luz às temáticas de gênero. Deste modo, faremos um recorte na obra de Sofia Dyminski, onde analisaremos a pintura Moças da Ilha (1964). Observaremos, dessa forma, como algumas subjetividades femininas estão contidas na composição, as relações com a produção da Arte Moderna Paranaense que passava nesta época por um processo de ruptura com os cânones acadêmicos, compreendendo a obra artística como fonte histórica. Nesse sentido, a partir da Nova História e da ampliação dos campos de pesquisa dos historiadores, é possível reconhecermos o objeto artístico, neste caso a pintura, como uma narrativa (imagética) que comunica experiências, memórias e/ou sentimentos, ocorridos no tempo e no espaço, seja de modo direto ou metaforizado.
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