Sofia Dyminski e as "Moças da Ilha" : história, arte e gênero

Autores

  • Mauricio Marcelino de Lima Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.030-047

Palavras-chave:

Sofia Dyminski, Arte Moderna Paranaense, Arte e Gênero, Moças da Ilha.

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da arte produzida por mulheres e de como o estudo das categorias de gênero pode utilizar-se dessas produções para compreender as formas de ação feminina, mesmo em contextos em que a militância feminista não tenha ocorrido de maneira incisiva, mas que já havia iniciativas implí­citas nessas composições que davam luz às temáticas de gênero. Deste modo, faremos um recorte na obra de Sofia Dyminski, onde analisaremos a pintura Moças da Ilha (1964). Observaremos, dessa forma, como algumas subjetividades femininas estão contidas na composição, as relações com a produção da Arte Moderna Paranaense que passava nesta época por um processo de ruptura com os cânones acadêmicos, compreendendo a obra artí­stica como fonte histórica. Nesse sentido, a partir da Nova História e da ampliação dos campos de pesquisa dos historiadores, é possí­vel reconhecermos o objeto artí­stico, neste caso a pintura, como uma narrativa (imagética) que comunica experiências, memórias e/ou sentimentos, ocorridos no tempo e no espaço, seja de modo direto ou metaforizado.

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Biografia do Autor

Mauricio Marcelino de Lima, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Cascavel

Professor de Artes, do Instituto Federal do Paraná, Mestre em História Pela UEM (2016), Doutorando em História pela Unioeste (2019-2023).

CV: http://lattes.cnpq.br/7371804553836871

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Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos