A experiência visual no pensamento e na representação artí­stica: percepções da criança no meio digital nas aulas remotas de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.130-141

Palavras-chave:

Arte, Percepção, Experiências, Meio Digital, Pandemia, COVID-19

Resumo

O objetivo deste texto é buscar uma reflexão acerca do ensino de arte visual e seus contextos e significações pelo viés das aulas emergenciais remotas em tempos de pandemia do coronaví­rus (COVID-19) e associar a inferência das mediações tecnológicas e com a experiência perceptiva digital em ambiente midiático de uma cultura planetária em curso da criança em fase de alfabetização. Consideramos em nosso estudo, os argumentos dos filósofos Walter Benjamin (1892-1940), Marshall McLuhan (1911-1980) e do pesquisador brasileiro Sérgio Roclaw Basbaum. Ao final, esperamos ter argumentos bastante para apresentar o potencial da tecnologia para abordar as experiências em artes visuais na formação do pensamento e na representação artí­stica da criança.


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Biografia do Autor

Adriana Isabel Rodrigues Marcos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação Brasileira, especialista em Arte-Educação pela Faculdade Campos Elí­seos ( FCE/SP), especialista em Direito Educacional, pela Faculdade Campos Elí­seos (FCE/SP), graduada em Comunicação Social pela Faculdade Católica do Ceará (2013). Professora da Rede Municipal de ensino de Fortaleza (CE).

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Sociologia (2002), mestre em Educação (1990) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983). Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará,atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currí­culo e Ensino e História e Memória da Educação.

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Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Eixo Temático "Arte e Covid-19"