Coleção como arquivos de memória: processo, poética e conservação

Autores

  • Tatiana Duarte Penna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Yacy-Ara Froner Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.89-105

Palavras-chave:

arte contemporânea, arquivos, memória

Resumo

Trata-se do estudo do acervo do artista plástico Pedro Moraleida Moraleida falecido em 1999, no que diz respeito a sua poética , processo e conservação. Relatos e testemunhos, publicações e exposições e de seus próprios escritos guardados em espaços reais e imaginários possibilitaram uma nova narrativa através de um novo corpus e um novo significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Duarte Penna, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora substituta da Escola de Belas Artes no Curso de graduação de Conservação e restauração de bens culturais móveis - Mestre em Artes Visuais; Especialista em Conservação e restauração de Bens Culturais Moveis.

area: arte contemporânea

Yacy-Ara Froner, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em História Econômica, com ênfase em patrimônio cultural, pela Universidade de São Paulo (2001). É especialista em restauração pelo CECOR (1992) e em conservação de acervos pelo The Getty Conservation Institute (1995). Atualmente é professora associada da EBA-UFMG, atuando no Curso de Artes Visuais e no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA-UFMG e ao Mestrado em Ambiente Construí­do e Patrimônio Sustentável pela EA-UFMG. É consultora e pesquisadora na área de Conservação Preventiva, História da Arte e Cultura Material de acervos e coleções. É pesquisadora do LACICOR (Laboratório de Ciência da Conservação) e coordena o grupo de pesquisa ArCHE (Arte, Conservação & História-Espaços).

Downloads

Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Artigos