Da Narrativa Comum à História da Arte Acadêmica: Uma Proposta Metodológica

Autores

  • Rodrigo Vivas Andrade Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gisele Guedes Pessoa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.01-14

Palavras-chave:

História da Arte, Métodos da História da Arte, História da Arte em Belo Horizonte,

Resumo

Esse trabalho fornece uma breve introdução a alguns conceitos iniciais da história da arte. O objetivo é discutir as perspectivas de análise à obra artí­stica em seus possí­veis desdobramentos na sociologia, psicanálise e história. Em contraponto, são apresentados os aspectos teórico-metodológicos da história da arte acadêmica, como disciplina autônoma. Na segunda parte do texto é oferecida uma proposta metodológica para a produção artí­stica fundamentada em sua materialidade e visualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vivas Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador e professor graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 1999 onde recebeu o prêmio de Destaque no Curso. Realizou seu mestrado em História da Cultura na Universidade Federal de Minas Gerais (2001) tendo se concentrado no estudo das Práticas de Leitura, Estética da Recepção e Micro-História. Defendeu a tese de Doutorado em História da Arte em 2008, UNICAMP, sendo orientado pelo Professor Nelson Aguilar com o tí­tulo: Os Salões Municipais de Belas Artes e a Emergência da Arte Contemporânea em Belo Horizonte. 1960-1969. Dentre as inúmeras publicações destaca-se: Por uma história da arte em Belo Horizonte: artistas, salões e Exposições publicado pela Editora ComArte em 2012. Tem se dedicado atualmente ao estudo das obras artí­sticas pertencentes aos acervos de Belo Horizonte: Museu Histórico Abí­lio Barreto, Museu Mineiro e, principalmente, Museu de Arte da Pampulha. Realizou diversas curadorias. Destaca-se a curadoria O Olhar do Íntimo ao Relacional realizada no Museu de Arte da Pampulha em 2014.É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG, orientando temas relacionados a análise de obras artí­sticas pertencentes aos acervos mineiros. Atualmente é Diretor do Centro Cultural UFMG.

Gisele Guedes Pessoa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes - UFMG, é atualmente menstranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA-UFMG na linha de pesquisa: Artes Plásticas, visuais e interartes: manifestações artí­sticas e suas perspectivas históricas, teóricas e crí­ticas.

Downloads

Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Artigos