A materialidade da imagem fotográfica em "Autorretrato para dias de dor"

Autores

  • Renata Voss Chagas Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.302-314

Palavras-chave:

arte contemporânea, processos criativos, fotografia, processos quí­micos.

Resumo

O presente texto trata do processo de criação do trabalho "Autorretrato para dias de dor" (2019) que é composto por fotografias capturadas em pelí­cula em preto e branco reveladas quimicamente. Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado "A materialidade da imagem e os processos artí­sticos contemporâneos" , contemplado pela Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 01/2016 realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte Hibrida na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O texto aborda a criação na fotografia contemporânea e seu fazer direcionado para a materialidade da imagem fotográfica a partir de autores como Charlote Cotton, Andrea Müller-Pohle, Hans Ulrich Gumbretch e Martin Heidegger.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Voss Chagas, Universidade Federal da Bahia

Professora de Fotografia da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Artes Visuais (PPGAV-UFBA) e membro do Grupo Arte Hí­brida.

https://orcid.org/0000-0003-3800-5483

http://lattes.cnpq.br/5135632213546695

Referências

BAQUÉ, Dominique. Photographie plasticienne, l´extrême contemporain. Paris: Éditions Du Regard, 2004.

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Tradução Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o ví­deo e as novas mí­dias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

FERNANDES JUNIOR, Rubens. Processos de Criação na Fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. In: Revista FACOM nº 16, São Paulo, FAAP, 2º semestre de 2006.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

MÜLLER-POHLE, Andrea. Estratégias de Informação. In: Boletim_3, Grupo de Estudos Artes&Fotografia. Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Maio de 2009.

POIVERT, Michel; EICHENBERGER, Andrea. A FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA TEM UMA HISTÓRIA?. Palí­ndromo, [S.l.], v. 7, n. 13, p. 134-142, ago. 2015. ISSN 2175-2346. Disponí­vel em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5884>. Acesso em: 30 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.5965/2175234607132015134.

PRÊMIO NACIONAL DE FOTOGRAFIA PIERRE VERGER 2018/2019. Coordenação de Marcelo Reis, Renata Dias, Maria Iris (Lia) da Silveira, Thaí­s Darzé. 7. Ed – Salvador: SECULT/FUNCEB, 2019. 140p. il.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. BRITES, Blanca, TESSLER, Elida (organizadoras). In: O meio como ponto zero. Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Editora da Universidade - UFRGS, 2002. p. 123-140.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução: Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

VIEBIG, Reinhard. Formulário Fotográfico. 7ª edição. São Paulo, SP: Editora íris, 1985.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos em Poéticas