A Arte de Juraci Dórea: Percepção Visual Aplicada e Diálogos Intersemióticos

Autores

  • Olímpio Pinheiro Santana

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.136-154

Palavras-chave:

Desenho, escultura, intersemiose, cultura, lógica do sentido

Resumo


Este artigo investiga a relação das categorias visuais de obras de Juraci Dórea com a representação de signos da cultura sertaneja. A pesquisa é desenvolvida pela análise intersemiótica entre as obras de Dórea, o romance Seara vermelha, de Jorge Amado e o filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha. Ícones, í­ndices, sí­mbolos pictóricos, signos literários e cinematográficos foram investigados de forma isolada e comparativa, a fim de se identificar os sentidos socioculturais e similaridades que eles evocam, através de suas articulações. O suporte teórico mais relevante foi encontrado nas teorias da percepção visual. Além disso, o trabalho é também interdisciplinar porque dialoga com os campos da semiótica, antropologia e filosofia.

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Biografia do Autor

Olímpio Pinheiro Santana

Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS (2017). Graduado em Artes Plásticas - UFBA (2009). Foi selecionado para os Salões de Artes Visuais da Bahia 2014, nas edições de Camaçari e Paulo Afonso. Participou da mostra coletiva Saberes e Fazeres da EBA "” Semana comemorativa dos 140 anos da Escola De Belas Artes/UFBA (2017), com a pintura do Retrato de João José Rescala, obra do acervo permanente da instituição. Sua quarta mostra individual, Paisagem nascente (2018), realizou-se no Centro Cultural do Fórum Regional do Imbuí­, em Salvador.

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Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

Artigos