REFLEXÕES ACERCA DA INSTALAÇÃO COGUMELOS DA TERRA.

Autores

  • Rafael Moraes Trevisan Universidade Federal de São João del Rei
  • Zandra Coelho de Miranda Universidade Federal de São João del rei

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.119-129

Palavras-chave:

cerâmica, instalação, processo criativo,

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar as reflexões acerca do processo criativo e da instalação artí­stica Cogumelos da terra, que faz parte da série Proliferar, iniciada no ano de 2014, constituindo-se em centenas de cogumelos de cerâmica feitos manualmente e aglomerados em instalações e intervenções artí­sticas site specific que vem sendo experimentado por mim em diversos lugares. Apresento a instalação Cogumelos da terra, buscando relacionar questões de ocupação urbana e a apropriação de territórios e também as relações que o visitante estabelece com uma obra aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Moraes Trevisan, Universidade Federal de São João del Rei

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina(2014). Atualmente é graduando em Artes Aplicadas com ênfase em Cerâmica e Bolsista extensão da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas.

Zandra Coelho de Miranda, Universidade Federal de São João del rei

Graduada em Educação Artí­stica pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Mestre em Artes pela Universidade de Illinois (1997). Defendeu seu Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp em 2008, com a tese Convite ao encontro caótico entre a Cerâmica, a Gravura e o Fogo, trabalho que expõe processos e resultados de suas pesquisas plásticas em uma prática fronteiriça entre as linguagens da gravura e da cerâmica. Atualmente é professora adjunta no curso de Artes Aplicadas, ênfase em cerâmica da UFSJ e no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Em sua pesquisa atual propõe investigações sobre a cerâmica como materialidade, linguagem artí­stica e processo, além de suas possibilidades de aplicação social e terapêutica. Estuda os processos de criação artí­stica, desde a concepção e projeto até os resultados finais. Propõe também o estudo da história e dos diversos contextos em que a cerâmica é produzida através dos tempos, considerando-se os aspectos sociais, etnológicos e antropológicos. Estuda ainda as possibilidades de desenvolvimento de produtos cerâmicos para inclusão social e geração de renda em comunidades que se encontram em risco social, trabalhando em em contextos de educação formal e não formal e visando a sustentabilidade econômica e socioambiental.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Dossiê: SIAUS - ESPAÇOS