FILOSOFIA E ARTE

Aliados para um ensino de filosofia libertador

Autores

  • Aline de Oliveira Rosa UFRJ
  • Mauricio Rasia Cossio Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.2.7138

Resumo

Somos uma professora e um professor de filosofia que se perguntam como fazer com que nossas aulas tenham um significado para a vida de nossas(os) alunas, alunos e alunes. Significado este que aponte para a ideia de liberdade e autonomia, de expansão da consciência para uma compreensão e ação no mundo cada vez mais efetiva, seguindo a concepção de pedagogia libertadora de Paulo Freire e bell hooks. Para nós, a interação entre filosofia e arte tem muito a contribuir com esse processo. Não apenas porque, segundo Gilles Deleuze, o próprio trabalho com os conceitos filosóficos se assemelhe ao ritmo e andamento da música, mas porque, assim como na arte, o fazer filosófico não pode abrir mão das emoções para que possa ser realmente compreendido e significado em sua profundidade. Percebemos também que o trabalho com produtos artísticos, uma prática de ensino que Deleuze chama de Pop’Filosofia, faz com que a sala de aula possa se transformar num laboratório de sensações e pensamentos, trazendo a filosofia para os corpos e mentes de todas, todos e todes que fazem parte dessa experiência.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Rosa, A. de O., & Rasia Cossio, M. (2022). FILOSOFIA E ARTE: Aliados para um ensino de filosofia libertador. Revista Paranaense De Filosofia, 2(2), 66–93. https://doi.org/10.33871/27639657.2022.2.2.7138

Edição

Seção

Dossiê: As Artes e o Ensino de Filosofia - Artigos e Relatos de Experiência