A ORIGEM ENQUANTO CRIADORA DA VERDADE NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

Autores

  • Bruno José do Nascimento Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2021.1.2.5911

Palavras-chave:

Linguagem. Verdade. Arte. Heidegger. Origem.

Resumo

A proposta desse trabalho se baseia em investigar a verdade e a linguagem poética no pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da obra de arte (1936). Neste texto o filósofo encontra uma nova concepção de verdade, ligada à abertura promovida pela obra de arte. Dessa forma, o propósito geral desse trabalho consiste em defender, sob a perspectiva de Martin Heidegger, que a verdade se põe em obra na arte. Dessa forma, pretendemos em primeiro momento, abordar o sentido de origem na filosofia de Heidegger através da imagem que a obra de arte produz em cada espectador. Em um segundo momento, compreender sobre as diversas formas de revelação da verdade por meio da arte, delineando verossimilhanças entre o pensamento de Heidegger e Hölderlin, em um terceiro momento, pretendemos apontar o pensamento originário de Heidegger a partir da ontologia fundamental presente no texto: A origem da obra de arte (1936).

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Oliveira, B. J. do N. (2021). A ORIGEM ENQUANTO CRIADORA DA VERDADE NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER. Revista Paranaense De Filosofia, 1(2), 55–74. https://doi.org/10.33871/27639657.2021.1.2.5911

Edição

Seção

Artigos