LIBERDADE E MÁ-FÉ

A consolidação do pensamento sartriano através da filosofia e da dramaturgia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/27639657.2021.1.1.5890

Palavras-chave:

nadificação; liberdade; má-fé; consciência; dramaturgia.

Resumo

Este artigo corresponde a uma pesquisa cujo objetivo consiste em averiguar, através da nadificação, o processo de surgimento da liberdade. Após este momento inicial, é possível observar como o próprio conceito de liberdade assume características que o colocam como sinônimo da realidade humana. Em decorrência disto, há apontamentos que permitem verificar que a característica absoluta da liberdade não se afeta pelas adversidades oriundas das situações cotidianas. Além disso, em consequência direta à liberdade, surge a má-fé como um processo de negação voltado para a própria consciência e que pretende reduzir a sensação de angústia perante a infinita série de possibilidades que compõe a existência humana. Por fim, estabelecendo um elo com a dramaturgia, é possível perceber a manifestação real da má-fé e sua possibilidade de superação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Silva de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Dedica-se ao estudo do existencialismo elaborado por Jean-Paul Sartre e investiga questões relacionadas à pesquisa fenomenológica. Além disso, detém habilidades que permitem análises de textos filosóficos da tradição hindu, com especial foco nos escritos soteriológicos da India, os Upanisads. Atualmente, é discente do programa de especialização da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

de Carvalho, B. S. (2021). LIBERDADE E MÁ-FÉ: A consolidação do pensamento sartriano através da filosofia e da dramaturgia. Revista Paranaense De Filosofia, 1(1), 73–91. https://doi.org/10.33871/27639657.2021.1.1.5890

Edição

Seção

Artigos