A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NO ESTUDO DOS NÚMEROS COMPLEXOS

Autores

  • Claudete Cargnin Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Cilio José Volce SEED-PR
  • Silvia Teresinha Frizzarini UDESC/Joinville

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as conversões entre representações semióticas de números
complexos, suas implicações no ensino médio e conteúdos que podem ser revistos ou aprofundados
nesse momento de retomada. É uma investigação de cunho teórico, com base nos Registros de
Representação Semiótica de Duval. Sem levar em consideração se esse objeto matemático deve ou não
ser ensinado na Educação Básica, dúvida advinda da implementação da Base Nacional Comum
Curricular, o texto aponta que uma abordagem em sala de aula que favoreça as diferentes representações
pode contribuir para que o estudante retome conteúdos como inequações, módulo, trigonometria,
arredondamento, operações com pares ordenados, entre outros, atribuindo-lhes sentido. Além disso,
promove a articulação entre representações de diferentes objetos matemáticos.

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Biografia do Autor

Cilio José Volce, SEED-PR

Professor de Matemática da Educação Básica. Mestrando em Ensino de Matemática, da UTFPR Campus Londrina

Silvia Teresinha Frizzarini, UDESC/Joinville

Professora de Matemática 

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Cargnin, C., Volce, C. J., & Frizzarini, S. T. (2022). A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NO ESTUDO DOS NÚMEROS COMPLEXOS . Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 311–324. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5181

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática