RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ÁREA DE TRIÂNGULO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar e analisar os conhecimentos de alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental durante a resolução de um problema, envolvendo área de triângulo, com base nas enunciações produzidas por eles. Participaram da pesquisa 33 alunos de uma escola pública situada em um município do Estado do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida em meio ao ensino híbrido decorrente das medidas sanitárias, em virtude da pandemia de COVID-19. Foram utilizados como instrumentos de coleta dedados: gravação das aulas no Google Meet, no netbook, registros no caderno, na folha xerocopiada e via WhatsApp. Para a análise dos dados coletados, foi realizada a leitura das falas e dos registros feitos pelos alunos, a partir de uma situação de matemática, a qual foi desenvolvida seguindo as cinco ações de Proença (2018) e as noções de Lins (2012). A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância de dar voz aos alunos para entender o que pensam/fazem quando estão diante de uma situação de matemática, de modo que, ao longo das cinco ações, os grupos A, B, C, D e F enunciaram  que: um metro representa 100 centímetros; o valor a ser pago por cada metro de grama é R$ 70,00; encontrar a área de triângulo, que é o gramado, equivale à metade da área do retângulo; e que se trata de cobrir o gramado (é o que está dentro) e não da soma dos lados do triângulo ou do retângulo.

Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem. Educação Matemática. Conceito de área. Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. de L. R. (Org.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35-52.

ASSUMPÇÃO, P. G. S. de. Perímetro e área: uma engenharia didática utilizando o geogebra sob o olhar das representações semióticas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, M. R. F. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Alínea, 2006, p. 13-53.

DIAS, J. N. M. Educação Financeira Escolar: a noção de juros. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LINS, R. C. Epistemologia, História e Educação Matemática: Tornando mais Sólidas as Bases da Pesquisa. Revista de Educação Matemática da SBEM, São Paulo. Ano 1. n. 1. 1993.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, Brasil: Editora Papirus, 1997.

LINS, R. M. O modelo dos campos semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, C. L. et al. (Org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012, v. 1, p. 10-20.

LOPES, K. T. Uma investigação sobre o Ensino de Porcentagem no 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Instituição de Ensino: Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

LOSANO, L. A. B. Design de Tarefas de Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

MAIA-AFONSO, É. J. A Resolução de Problemas e os Futuros Pedagogos: análise de um processo formativo para o ensino da geometria nos anos iniciais. 2021. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá́, Maringá, 2021.

MIRANDA, D. G. de. Modelo dos campos semânticos: produção de significados para as noções de áreas e perímetro no ensino fundamental II. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiás, 2017.

PARANÁ. Resolução nº 98/2021-SESA/PR. Ementa: Regulamenta o Decreto Estadual n.º 6.637, de 20 de janeiro de 2021 e dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da COVID19 nas instituições de ensino públicas e privadas do Estado do Paraná para o retorno das atividades curriculares e extracurriculares.

PARANÁ. SEED Currículo da Rede Estadual Paranaense de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2021.

PAULA, A. P. M. Ensino de área de figuras planas por atividades. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.

POSSAMAI, J. P.; DA SILVA, V. C. Comunicação Matemática na Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. e020026, 2020.

PREISCHARDT, R. X. R. Projeto de Modelagem Matemática e Teoremas em Ação: Uma Investigação sobre os Conceitos de Área e Perímetro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.

PROENÇA, M. C. Generalização de padrões algébricos no ensino e aprendizagem de matemática via resolução de problemas: análise de propostas de futuros professores. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, v. 30, n. 2, p. 354-376, 2021.

PROENÇA, M. C. Resolução de Problemas: Encaminhamentos para o ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.

PROENÇA, M. C.; MAIA-AFONSO, E. J. Resolução de Problemas: análise de propostas de ensino em dissertações de mestrado profissional. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.09, n.18, p.180-201, jan./jun. 2020.

QUEVEDO, G. A. Compreensão dos conceitos de Área e Perímetro: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2016.

STEFANI, A. Os conhecimentos e as dificuldades de alunos do ensino fundamental na resolução de problemas de perímetro de área. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

XISTO, L. P. Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA): buscando uma visão empreendedora para estudantes adultos no município de Irupi - ES. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Rozario, T. A., & de Proença, M. C. (2022). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ÁREA DE TRIÂNGULO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 492–517. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5143

Edição

Seção

Artigos Científicos