RELAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DO PROFESSOR E DO SEU LIVRO DIDÁTICO: IMPLICAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DOS MÚLTIPLOS CONCEITOS DAS FRAÇÕES

Autores

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar a relação do
professor ao saber a partir da análise das suas praxeologias e daquelas disponibilizadas no livro
didático para ensinar frações. Os registros do trabalho docente foram realizados por meio de vídeogravação e entrevista semiestruturada. Fundamentamos esse estudo na Teoria Antropológica do
Didático (TAD). Conforme os elementos pesquisados, a metodologia se constitui numa abordagem
qualitativa, tipificada em exploratória e descritiva para o contexto do professor e bibliográfica em
relação ao livro didático. Os resultados revelam que o professor alterou o currículo proposto. No
conjunto praxeológico, o professor organizou rotineiramente os Tipos e subtipos de tarefas com suas
técnicas de crescente complexidade. Verificou-se que o professor priorizou a algoritmização em
detrimento da conceituação, o que acarretou o não ensino de alguns significados importantes. O Tipo
de tarefa T2 com 27% das tarefas do livro didático e 33% das tarefas propostas pelo professor foi o
modelo dominante para ambos. O professor utilizou quase que totalmente as técnicas propostas no
livro didático.

Palavras-chave: Ensino de frações. Praxeologias do professor. Livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Nogueira de Sousa Lopes, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Secretaria de Educação de Pernambuco – Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPE.

https://orcid.org/0000-0002-1809-7854 – rnogueira7@yahoo.com.br

Edelweis José Tavares Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA

Universidade Federal de Pernambuco – Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática.

https://orcid.org/0000-0001-6032-9367 – edelweisb@yahoo.com.br

Referências

ALMOULOUD, S. A. Teoria Antropológica do Didático: metodologia de análise de materiais

didáticos. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 42, p. 09-34, 2015.

BARBOSA, E. J. T. Equação do 1º Grau em Livros Didáticos Sob a Ótica da Teoria Antropológica do

Didático. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba. 2011.

BARBOSA, E. J. T. Praxeologia do professor: análise comparativa com os documentos oficiais e do

livro didático no ensino de equações polinomiais do primeiro grau. Tese (Doutorado), Universidade

Federal Rural de Pernambuco, 2017.

BATISTA, L. A. L. Limites de funções de uma variável real: análise das praxeologias matemáticas e

didáticas propostas em livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática),

Universidade Federal de Pernambuco, 2019.

BATISTA, L. A. L. Limites de funções reais de uma variável em livros didáticos: organizações

matemática e didática. Educação Matemática e Pesquisa., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 144-170, 2020.

BEHR, M. J. et al. Rational-number concepts. In: LESH, R.; LANDAU, M. (Eds.) Acquisition of

mathematical concepts and process. New York: 1983, p. 91-123.

BERTONI, N. E. Frações e Números Fracionários. Mo 695 Módulo VI. Pedagogia: Educação e

linguagem matemática IV. Brasília: Universidade de Brasília, PEDEaD. 2009. 95p.

BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de

livros didáticos. Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n. 3, set./dez.2017, p.364-387. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/322247397_A_Teoria_Antropologica_do_Didatico_como_f

erramenta_metodologica_para_analise_de_livros_didaticos. Acesso: 02/02/2022.

BOSCH, M. ; CHEVALLARD, Y. L’ analise des pratiques enseignantes em théorie antropologique du

didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Editions,

v.19.n.2, p.221-265, 1999.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, J. Didática

das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996a. p. 35-113.

CÂMARA DOS SANTOS, M.; CAVALCANTI, J. D. B. A Compreensão de Professores das Séries

Iniciais do Ensino Fundamental sobre os Diferentes Significados das Frações: o caso do Município de

Tupanatinga. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT. 2006.

BESSA DE MENEZES, M. A Teoria Antropológica do Didático: uma releitura sobre a teoria.

Perspectivas da Educação Matemática. Volume 8, Número Temático – 2015.

CATTO, G. G. Registros de representação e o número racional: uma abordagem nos livros

didáticos - dissertação de mestrado - PUC-SP, 2000.

CASTRO, F. C. Quantidades intensivas: análises de uma intervenção com alunos do 5º ano no ensino

fundamental. 2014, 210 f. Dissertação (Mestrado). UFSC, Florianópolis, 2014.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires:

Aique. (1991).

CHEVALLARD, Y. Les processus de transposition didactique et leur theorisation. In : ARSAC, G. et

al. La transposition didactique à l’épreuve. Grenoble, La Pensee Sauvage. 1994.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. In :

Recherches en Didactiques des Mathématiques, pp. 221-266. 1999.

CHEVALLARD, Y. Organiser l’étude: Ecologie & régulation. Cours donné à la XIe école d’été de

didactique des mathématiques. Paru dans les actes correspondants, Grenoble: La Pensée Sauvage,

, p. 41-56. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=53.

Acesso em: 15 fev. 2022.

CHEVALLARD, Y. La théorie anthropologique des faits didactiques devant l’enseignement de

l’altérité culturelle et linguistique: Le point de vue d’un outsider. In: Colloque Construction

Identitaire et Altérité: Créations Curriculaires et Didactique des Langues, Université de CergyPontoise, 2006. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_TAD_devant_l_alterite_culturelle

_et_linguistique.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.

CHEVALLARD, Y. Readjusting didactics to a changing epistemology. In: European Educational

Research Journal, 6(2), 131-134, 2007.

DANTE, L. R. Uma proposta para mudanças nas ênfases ora dominantes no ensino de

matemática. Brasília, Revista do professor de matemática, 1987.

DAVID, M. M. S.; FONSECA, M. C. F. R. Sobre o conceito de número racional e a representação

fracionária. Belo Horizonte, Presença Pedagógica, v.3, n.14, mar/abr. 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

KIEREN, T. E. Conhecimento pessoal de números racionais: seu desenvolvimento intuitivo e formal.

In: J. Hiebert; M. Behr (Eds.), Número e conceitos e em operações do número nas classes dos

middles. New York: Lawrence Erlbaum Associates. 1988. P. 162-181.

KICHOW, I. V. Procedimentos didáticos relativos ao ensino de números racionais em nível de sexto e

sétimo ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade

Federal de Mato Grosso do Sul, 2009.

LOPES, R. N. S. Praxeologia do professor: uma investigação do conceito de fração sob a ótica da

teoria antropológica do didático. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -

Universidade Federal de Pernambuco, 2020.

MATHERON, Y. Analyser les praxeologies quelques exemples d’organisations mathematiques. Petit

x, n. 54, pp. 51-78. (2000). In: Revista de Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9, n. 1, pp.

-81, 2007.

NUNES, T.; BRYANT, P. Compreendendo Números Racionais. In: NUNES, Terezinha, BRYANT,

Peter. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

OHLSSON, S. Mathematical meaning and applicational meaning in the semantics of fractions and

related concepts. In: HIEBERT. J.; BEHR, M. Numbers concepts and operations in the middle

grades. Reston, National Council of Teachers of Mathematics, 1989, p. 53-92.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. rev. e atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

ROMANATTO, M. C. Número Racional: Relações Necessárias a sua Compreensão. 1997. 169 f. Tese

(Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1997.

SANTOS, A. O Conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico junto a

professores que atuam no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). PUC, 2005.

SANTOS, L. S. Análise dos efeitos didáticos emergentes de uma sequência de atividades na

aprendizagem do significado parte/todo do número racional. Dissertação (Mestrado em Ensino das

Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2010.

SANTOS, S. P. A Teoria Antropológica do Didático: condições e restrições reveladas pelas teses e

dissertações defendidas no brasil na área da educação matemática. Tese (Ensino, Filosofia e História

das Ciências), Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2020.

SCHEFFER, N. F.; POWELL, A. B. Frações na educação básica: o que revelam as pesquisas

publicadas no brasil de 2013 a 2019. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo

Mourão, PR, Brasil, v.09, n.20, p.08-37, nov.-dez. 2020.

SOUZA, J. R.; PATARO, P. R. M. Vontade de Saber Matemática. Matemática (Ensino

Fundamental). 6º ano. 3. ed. São Paulo. FTD, 2015.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: M. Fontes, 1999.

WU, H. Teaching fractions in elementary school: A manual for teachers. 1998. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/2622173_Teaching_fractions_in_elementary_school_A_man

ual_for_teachers. Acesso em: 10 fev. 2022.

WU, H. What’s sophisticated about elementary mathematics? American Educator, Vol. 33,

Número 3, p. 4–14. 2009. Disponível em: https://math.berkeley.edu/~wu/wu2009.pdf. Acesso em 10

de fev. 2022.

Downloads

Publicado

14-09-2022

Como Citar

Lopes, R. N. de S. ., & Barbosa, E. J. T. (2022). RELAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DO PROFESSOR E DO SEU LIVRO DIDÁTICO: IMPLICAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DOS MÚLTIPLOS CONCEITOS DAS FRAÇÕES . Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 363–388. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5179

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática