Anúncios

Chamada para Número Temático

Didática da Matemática: perspectivas teóricas e contribuições para a sala de aula

Prazo limite para submissões: 28 de fevereiro de 2022 (prazo prorrogado)

A Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM, em parceria com o Grupo de Trabalho em Didática da Matemática (GT 14) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), lança chamada para o número temático da revista, intitulado “Didática da Matemática: perspectivas teóricas e contribuições para a sala de aula”.

A Didática da Matemática é concebida como a Ciência da Educação que “se propõe, como primeiro grande foco de interesse, a entender melhor os processos didáticos e os fenômenos que estes originam, tanto aqueles que acontecem na aula quanto fora dela” (CHEVALLARD, 2001, p. 58), considerando a complexidade do saber matemático envolvido um dos elementos centrais deste processo. Contempla essa Ciência um arcabouço teórico metodológico de Teorias como a das Situações Didáticas, a dos Campos Conceituais, a Antropológica do Didático, os Registros de Representação Semiótica, a Engenharia Didática, as Abordagens Instrumental e Documental, entre outras.

Neste cenário, o número temático “Didática da Matemática: perspectivas teóricas e contribuições para a sala de aula” da RPEM espera receber artigos científicos ou relatos de experiência que discutam investigações em Didática da Matemática, desenvolvidas em sala de aula ou em outros espaços, tais como formação de professores e livros didáticos, sob a ótica dos processos e fenômenos didáticos.

Obs.: No ato da submissão dos textos para este número temático, ao escolher o tipo de trabalho, independentemente de ser relato de experiência ou artigo científico, use a opção “Número Temático – Didática da Matemática”.

 

 

  • Anúncio de Parceria: Revista Paranaense de Educação Matemática e II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática

    08-03-2023

    O II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (II SILSEM) é um evento que integra professores, formadores de professores, futuros professores e pesquisadores que trabalham ou já trabalharam com Lesson Study no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores, assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação. Em sua segunda edição, o SILSEM visa (i) reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno da discussão sobre Lesson Study na formação de professores que ensinam matemática e (ii) discutir as possibilidades do Lesson Study para promover mudanças nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos. 

    O II SILSEM será realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2023, totalmente gratuito e online, a partir da parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UNB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais de vários países.

    Com o intuito de ampliar a divulgação dos resultados de pesquisa apresentados no âmbito do II SILSEM será publicado na Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM), em dezembro de 2023, um Número Temático Especial, organizado a partir das Comunicações Científicas. O referido número terá a editoria das professoras Adriana Richit (UFFS) e Regina da Silva Pina Neves (UnB) e do professor Dario Fiorentini (Unicamp). Os textos que integrarão o Número Temático serão selecionados pela Comissão Científica do II SILSEM juntamente com os coordenadores(as) das Salas Virtuais que acompanharão as apresentações das Comunicações Científicas. Posteriormente, os artigos já no template da revista passarão por avaliação duplo-cego de acordo com as normas de publicação do periódico.
    Para informações sobre II SILSEM acesse: https://www.even3.com.br/iisilsem/

    Saiba mais sobre Anúncio de Parceria: Revista Paranaense de Educação Matemática e II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática