RACIOCÍNIO MATEMÁTICO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROCESSOS EVIDENCIADOS POR ALUNOS DO 7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.158-181

Palavras-chave:

Raciocínio Matemático. , Resolução de Problemas. , Processos de raciocínio matemático.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar processos de raciocínio matemático desenvolvidos por um trio de alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada da cidade de Maringá, no estado do Paraná, ao resolverem problemas, apoiado na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A partir do referencial teórico adotado, busca-se definir o que é Raciocínio Matemático, bem como os aspectos principais que o envolvem, por meio de um entendimento organizado por Jeannotte e Kieran (2017). O estudo está inserido em um projeto mais amplo e segue uma perspectiva interpretativa e qualitativa, baseada no método de Investigação Baseada em Design - (IBD). Os dados foram coletados, usando gravação de áudios dos diálogos entre os alunos e o professor, assim como registros escritos feitos pelos alunos ao resolverem os problemas propostos. Os áudios foram transcritos e analisados à luz da fundamentação teórica. Os resultados indicaram que, ao oportunizar situações que envolvem problemas pouco usuais no ensino da matemática, se contribui para mobilizar processos de raciocínio matemático, tais como conjecturar, exemplificar, justificar e validar.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Julio, N. M. D. ., & Araman, E. M. de O. (2023). RACIOCÍNIO MATEMÁTICO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROCESSOS EVIDENCIADOS POR ALUNOS DO 7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 158–181. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.158-181

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática