FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LIBRAS EM AULAS DE MATEMÁTICA

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Resumo

A presença de alunos surdos nas salas de aula da educação básica vem colocando em destaque um profissional que era percebido apenas em grandes eventos, denominado, neste caso, de   tradutor-intérprete de Libras. A atuação em uma sala de aula, especificamente em aulas de matemática, implica em situações que diferem bastante daquelas até então vivenciadas por esses profissionais. Nesse texto, são apresentados resultados de uma pesquisa conduzida com duas intérpretes educacionais de Libras, com objetivo de analisar as interações em sala de aula entre alunos surdos, intérpretes e professores em aulas de matemática, com foco específico nas ações mediadoras dos intérpretes e em seus percursos formativos Inspirando-se na metodologia de auto confrontação, as aulas foram filmadas, além de terem sido conduzidas entrevistas semiestruturadas com os intérpretes, para posterior categorização dos dados. Os resultados indicam a necessidade de que se repense a formação do intérprete e a definição de suas funções, que são distintas das do professor.

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Publicado

06-06-2022

Como Citar

Pinto, G. M. da F., & Segadas-Vianna, C. C. de . (2022). FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LIBRAS EM AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 110–133. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6731

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