TECNOLOGIAS NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO ACERCA DE TRABALHOS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores

  • Adriano Dias de Sousa
  • Rogerio Ribeiro Martins
  • Raylson dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kattia Ferreira da Silva Universidade de Gurupi (UNIRG)
  • Rogerio dos Santos Carneiro Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a importância da utilização do software GeoGebra como forma de auxílio a professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando as contribuições da inserção de tecnologias da informação e comunicação na educação, em especial, o uso do GeoGebra no ensino de geometria plana. Para tratar sobre o uso desse software no ensino de geometria plana, realizou-se uma revisão sistemática de trabalhos, por meio de uma pesquisa bibliográfica em plataformas digitais e, com isso, foram selecionados quatorze trabalhos para a etapa de análise. A maior parte dos trabalhos relaciona o uso do GeoGebra ao ensino básico. Identifica-se que essa relação tem laços estreitos com o ensino de geometria plana, pois com o auxílio do software, propicia-se a representação das figuras geométricas de forma rápida e com diversificação de seus detalhes. Através da análise desses trabalhos, pode-se verificar que o uso desse programa no ensino da geometria plana é uma ferramenta que facilita o processo de ensino e aprendizagem de forma mais dinâmica e produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Florestal e Matemática EaD. Atua nas áreas: Educação Matemática; Educação e Matemática.

Kattia Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi (UNIRG)

Doutoranda em Ensino de Ciências Exatas, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Mestre em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Curso Superior de Formação Específica em Gestão Publica, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professora Efetiva da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Rede Municipal de Gurupi. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática, Educação, Matemática e Estatística.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática e Matemática.

Referências

ALVES, W. F. M. Uso do GeoGebra no Ensino de Geometria Plana no Ensino Básico. 2017. 76 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Goiás Regional de Jataí, Jataí-GO, 2017.

BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BORTOLOSSI, H. J. GeoGebra. Instituto Geogebra no Rio de Janeiro. 2010. Disponível em: http://www.geogebra.im-uff.mat.br/. Acesso em: 17 set. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio, volume 2 – Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC/SEF, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. SEF (I). Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.

CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. O Software GeoGebra na Formação de Professores de matemática – uma visão a partir de dissertações e teses. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v.1, n.1, p. 42-61, jul-dez. 2012.

CARVALHO, L. M.; FOSSA, J. A.; GIRALDO, V.; MOURA, C. A. D.; NORONHA, H. História e Tecnologia no Ensino da Matemática. v. 2. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

COUTINHO, C.; LISBOA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da Aprendizagem: desafios para educação no século XXI”. Revista de Educação, Vol. XVIII, n.1, p. 5-22, 2011.

DE SOUZA, T. A. GeoGebra e aplicações na geometria plana: pontos notáveis do triângulo. 2018. 136 p. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, Santa Catarina, 2018.

FELICIANO, F. R. B. Geometria e smartphones: a utilização do aplicativo GeoGebra no ensino fundamental, 2020. 53 p. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Imperatriz, Maranhão, 2020.

FERREIRA, E. F. P. Integração das tecnologias ao ensino da matemática: percepções iniciais. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais do XIX EBRAPEM. Disponível em: https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd6_esmenia_ferreira.pdf. Acesso em: 8 set. 2021.

FERREIRA, G. F.; DANTAS, S. C. Notas sobre a disciplinarização do uso de recursos tecnológicos. In: Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática, 2018, Apucarana. Anais do I EPTEM. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPTEM/I_EPTEM/paper/view/935/665. Acesso em: 31 ago. 2022.

HOHENWARTER, M. GeoGebra Quickstart: Guia rápido de referência sobre o GeoGebra. 2007. Disponível em: http://www.GeoGebra.org/help/GeoGebraquickstart_pt_PT.pdf . Acesso em: 05 out. 2021.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LEME, C. B. O uso do GeoGebra no ensino da geometria espacial para alunos do 2º ano do ensino médio. 2017. 127 p. Dissertação (mestrado profissional em Matemática), PROFMAT - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, 2017.

LUTZ, M. R.; NETTO, F. R.; DE OLIVEIRA, L.; MARQUES, L. D. M. A. Utilização do GeoGebra no ensino de geometria plana: uma experiência com alunos do ensino médio. Prociências, v. 1, n. 1, p. 46-61, 2018.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MISKULIN, R.G.S. Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo de ensino/aprendizagem da geometria. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade de Campinas, São Paulo, 1999.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

PIMENTA, M. R. G. Aplicação do software GeoGebra no ensino da geometria plana. 2013. 79 p. Dissertação (Mestrado em Área de concentração: Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Ceará, [S. l.], 2013.

RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologia em sala de aula. Ensino de sociologia em debate. Revista Eletrônica: LENPES-PIBID de Ciências Sociais - UEL. Vol. 1, Edição nº. 2, jul-dez. 2012.

RIBEIRO, A. C. Desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência a partir do estudo sobre poliedros. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. Anais do XXI EBRAPEM. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/files/2018/10/gd2_andreza_ribeiro.doc-docx.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.

ROJAS, J. Educação lúdica: a linguagem do brincar, do jogo e da brincadeira no aprender da criança. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2009.

SILVA, A. K. A.; CORREIA, A.E. G. C.; LIMA, I. F. O conhecimento e as tecnologias na sociedade da informação. Revista Interamericana de Bibliotecología. vol. 33, nº. 1, p. 213-239. Jun. 2010.

SILVA, F. B. Conceitos de geometria plana com software GeoGebra: um estudo de caso no ensino médio. 2014. Dissertação (Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, 2014a.

SILVA, J. E. B. Teorema de Pitágoras: algumas extensões/generalizações e atividades com o Software GeoGebra. 2014. 153 p. Dissertação (Mestrado Profissional) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto. 2014b.

SIQUEIRA, D. N. CAETANO, J. J. O uso do GeoGebra no ensino de funções no ensino médio. Volume 1. Paraná, 2016.

TOLEDO, M. TOLEDO, M. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

VIEIRA, A.M. Uso do software GeoGebra no ensino fundamental II: geometria plana. 2018. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, 2018.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Sousa, A. D. de, Martins, R. R., Carneiro, R. dos S., Silva, K. F. da, & Carneiro, R. dos S. (2022). TECNOLOGIAS NA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO ACERCA DE TRABALHOS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 384–401. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5201

Edição

Seção

Artigos Científicos