SOBRE UM MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO INTEGRADOR E SUA RELAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA

Autores

Resumo

As relações que os professores têm com os materiais curriculares educativos e os conhecimentos docentes nos direcionaram neste estudo cujo objetivo é discutir os conhecimentos mobilizados por professores de Educação Física e Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao interagirem com um material curricular educativo integrador. Para tanto, utilizamos as ideias de integração curricular, visando uma conexão entre as duas disciplinas, numa perspectiva metodológica que se enquadra dentro da pesquisa qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas guiadas por um roteiro semiestruturado, realizadas em campo com um professor de Educação Física e duas professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais, após analisarem um material curricular educativo integrador. Os resultados apontam que os conhecimentos que esses professores mobilizaram podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional, ensejando novos estudos e reflexões sobre o conhecimento docente e sua relação com os materiais curriculares diante de outras possibilidades de organização do currículo escolar.

Palavras-chave: Material Curricular Educativo. Integração Curricular. Educação Física. Matemática.

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Biografia do Autor

Lívia Suely Souto, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Educação. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Montes Claros e vice- diretora na Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.

Kátia Lima

Doutora em Educação Matemática. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, PPGE/UNIMONTES

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Souto, L. S., Lima, K., & Almeida, S. P. N. de C. e. (2022). SOBRE UM MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO INTEGRADOR E SUA RELAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 289–314. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5105

Edição

Seção

Artigos Científicos