LINGUAGEM MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: EM FOCO A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.106-122

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre a organização do ensino de matemática na educação infantil articulado com a literatura. Para isso desenvolvemos uma pesquisa de caráter bibliográfico embasada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), em que refletimos a articulação entre a matemática e a literatura infantil na atividade pedagógica. Assim, buscamos conceituar a matemática como linguagem dialeticamente relacionada com o pensamento e a literatura como conteúdo e recurso didático nas intervenções junto às crianças. Trazemos a síntese de pesquisas e práticas pedagógicas produzidas na Oficina Pedagógica de Matemática, pertencente ao Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização”, da Universidade Estadual de Maringá (OPM/GENTEE-UEM), que tratam da relação entre matemática e literatura na educação infantil. Como resultado deste trabalho, temos a materialização de alguns princípios teórico-metodológicos fundamentais para a organização do ensino que possibilita a formação plena das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lussuede Luciana de Sousa Ferro, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001), Especialização em Teoria Histórico-Cultural (2009), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010), Mestrado em Educação e doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalhou como professora e supervisora pedagógica de Educação Infantil (1995-2016) no Colégio Regina Mundi em Maringá. Tem experiência em docência na área da Educação, com ênfase na organização do ensino, formação de professores e orientação do trabalho escolar, em especial na educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM-UEM) e do Grupo de Pesquisa "Estudos das Teorias e Práticas Pedagógicas na Perspectiva Crítica da Educação Escolar (GTPEC-Unespar/Pvai). Atualmente trabalha como docente em tempo parcial na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus Paranavaí/Pr) e Universidade Estadual de Maringá (UEM-Maringá/Pr).

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Representante docente do conselho acadêmico do PPE/UEM. Membro do conselho municipal de educação de Maringá, PR.Membro da comissão de reestruturação de estágio da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM) que é uma das ações do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia Núcleo: Alfabetização. Diretora Auxiliar do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática; e Estágio Supervisionado.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar. 

Downloads

Publicado

30-09-2021

Como Citar

Ferro, L. L. de S., Lacanallo Arrais, L. F., & Moraes, S. P. G. de. (2021). LINGUAGEM MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: EM FOCO A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 106–122. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.106-122

Edição

Seção

Artigos Científicos