Sobre a Revista

RHEEdoC tem o objetivo de contribuir com a difusão do conhecimento produzido sobre os processos de ensino, pedagogias, metodologias e formas de gestão apresentadas nas escolas quilombolas, indígenas, de acampamentos e assentamentos da reforma agrária, escolas de alternância, ribeirinhos, ilhotas. É a escola onde o povo do campo está, que ganha presença e vida na comunidade.

RHEEdoC recebe submissão de manuscrito de forma contínua e terá publicação semestral. 

Anúncios

Chamada de Artigos

03.05.2022

A RHEEdoC está recebendo artigos, resenhas ou entrevistas de forma contínua. O Cadastramento de Autor(a), está aberto aos interessados em publicar na revista, cuja essência é publicar os estudos e pesquisas realizadas sobre a educação na diversidade dos povos do campo. 

Saiba mais sobre Chamada de Artigos

A Revista História, Ensino e Educação do Campo (RHEEdoC) nasceu das discussões internas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Diversidade do Campo (GESPEDIC), da Universidade Estadual do Paraná | Campus de Paranavaí (UNESPAR) para como meio de divulgação de trabalhos pertinentes à área da história, ensino e educação na diversidade educacional presente no campo. Nosso objetivo é trazer a público trabalhos sobre a escola indígena, quilombolas, de acampamentos e assentamentos, escolas de alternância em suas várias modalidades etc. Outro aspecto presente é socializar trabalhos apresentados em seminários sobre a educação do campo por meio de artigos, resenhas e entrevistas, pois cumprem com a dupla função, socializar o conhecimento produzido e dar subsídios a educadores do campo para as práticas pedagógicas. Neste processo, a RHEEdoC poderá criar edição especial, incluindo outros grupos de pesquisa sobre educação do campo, que possam realizar seminários em parceria com o GESPEDIC. 

A RHEEdoC terá fluxo contínuo para manuscritos em português, com edições semestrais. Nossa intenção é publicar as edições nos meses de junho e novembro, com 8 a 15 artigos por edição. 

A RHEEdoC está aberta a receber artigos sobre temas presentes na educação do campo, cuja base é o jeito de fazer, de ser, de desenvolver as atividades de ensino e as práticas pedagógicas, de fazer seu inventário da realidade, sua história e a história dos sujeitos que as compõem. É a escola que é vida na comunidade, que se traduz em conhecimento produzido coletivamente na luta diária da escola do campo, cuja singularidade é manifesta na diversidade dos grupos sociais que dão vida ao fazer pedagógica na educação e na escola do campo. 

 Comitê Editorial 

Revista História, Ensino e Educação do Campo (RHEEdoC)