Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (doc ou docx).
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O não cumprimento deste item pode levar à rejeição do manuscrito.
    A autora/o autor tem em mãos os dados de todas as autoras e os autores? Nos metadados, os dados biográficos de cada autora/autor devem ser preenchidos da seguinte forma: Titulação acadêmica máxima. Unidade e instituição de atuação. Grupo de pesquisa a qual faz parte e está registrado no Grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (caso tenha). Currículo Lattes: link do Lattes. Orcid: link do Orcid. E- mail.... Destacamos que que não é possível inserir autoras/autores após a submissão.
  • O não cumprimento deste item pode levar à rejeição do manuscrito.
    O seu manuscrito é inédito e original? O texto segue as Diretrizes para Autores ? O autor está apresentando o texto conforme o template do RHEEdoC? Tomou os devidos cuidados para não revelar a autoria no processo da avaliação?
  • A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar artigos que, mesmo com pareceres favoráveis à publicação, não estejam de acordo com as edições de fluxo, resenhas e entrevistas pertinentes ao gênero editorial da revista
  • O título, o resumo e os descritores estão com suas equivalências em português, espanhol e inglês?
  • Manuscrito escrito por indígena pode ser submetido na forma bilíngue. A responsabilidade com a língua indígena é do autor, pois a RHEEdoC pode não encontrar tradutor e avaliador indígena.

Diretrizes para Autores

  1. Revista História, Ensino e Educação do Campo – RHEEdoCaceita gratuitamente submissões para publicação de artigos, resenhas e entrevistas que centrem discussão na área da História, Ensino e Educação do Campo. Tanto a história quanto o ensino devem estar relacionadas à educação do campo, cuja materialidade possa estar presente nas escolas indígenas, escolas de alternância, escolas quilombolas, escolas de assentamento de acampamentos, escolas rurais etc.
  2. Os textos devem ser inéditos, escritos em língua portuguesa e encaminhados à RHEEdoC desde que não haja sido submetido a outros periódicos científicos. Cada submissão poderá ter no máximo três autores(as), mas ao menos um(a) deve ser doutor(a).
  3. Para publicação dos artigos, a seleção toma como referência a contribuição para a compreensão da educação do campo na diversidade dos povos do campo em todas as dimensões histórica-pedagógicas que as compõem. A originalidade, estrutura e redação textual são fundamentais para análise do parecerista.
  4. A RHEEdoC solicita a inclusão do ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos. Seu registro pode ser obtido gratuitamente por meio do site http://orcid.org.

Apresentação do manuscrito

Os originais devem ser submetidos por meio eletrônico, acessando-se o sítio da RHEEdoC na internet e se cadastrar. Para os cadastrados, acessar o login, preencher os dados solicitados e realizar a submissão, cujo processo de avaliação é possível ser acompanhado.

Manuscrito Científico deve conter: 1) O título deve ser conciso e representativo do conteúdo desenvolvido, com até 100 caracteres com espaço, incluindo o subtítulo, se for o caso; 2) O resumo de parágrafo único, acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, com o mínimo 600 e o máximo 900 caracteres com espaço, contando as palavras-chave; 3) A tradução do título, do resumo e das palavras-chave para o inglês e para o espanhol, devem conter a mesma formatação do resumo em português. 4) Tamanho do texto: 12 a 25 páginas).

Resenha: Aceita-se resenhas de obras pertinentes ao tema proposto pela revista, cuja natureza é a educação presente na diversidade dos povos do campo, sua história e formas de ensino. O manuscrito deve ter entre 3 a 5 páginas.

Entrevista: A RHEEdoC aceita entrevistas realizadas com educadores do campo, pesquisadores e outros sujeitos que fazem a educação do campo. Para esse fim, a RHEEdoC estabelece o número máxima de 25 páginas.

FORMATAÇÃO DO TEXTO

Os manuscritos encaminhados à RHEEdoC devem ser em arquivos de texto em Word for Windows (doc ou docx), (desde que não ultrapassem 2MB) de acordo com a seguinte formatação:

Configuração de Páginas: Utilizar o template, que já está configurado para a redação do manuscrito.

O Título: em fonte Cambria, tamanho 16 pts, em negrito e caixa alta, digitado em parágrafo único com alinhamento centralizado. Caso tenha subtítulo, o mesmo deve vir após o título, separado por dois pontos, seguindo a mesma formatação do título, porém em caixa baixa, admitindo a inicial maiúscula para substantivos próprios, com o limite máximo de 100 caracteres com espaço para o título e o subtítulo.

O Nome do(s) Autor(es): deve(m) ser omitido(s) do texto original. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do(a) autor(a) ou autores(as), endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo, com no máximo cinco linhas, onde, nos metadados, os dados biográficos de cada autora/autor devem ser preenchidos da seguinte forma: Titulação acadêmica máxima. Unidade e instituição de atuação. Grupo de pesquisa a qual faz parte, seguido do link do Grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Currículo Lattes: link do Lattes. Orcid: link do Orcid. E- mail. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

Espaçamentoem todo o manuscrito, antes: 06 pts e depois: 06 pts (conforme consta no tutorial

O Resumo: em fonte Cambria 11 pts, espaço simples, com alinhamento justificado, seguido de palavras-chave com iniciais maiúsculas, separadas por vírgula. O resumo deve trazer o problema e o objeto investigado, o objetivo, procedimento metodológico, resultados e a conclusão de forma sintética. As palavras-chave devem estar de acordo com o Thessauros Brasileiro de Educação.

Título: em Português: Fonte Cambria, 16 pts; Inglês e Espanhol: Fonte Cambria, 14 pts.

O Abstract e o Resumen: segue a mesma norma de formatação do Resumo.

O Corpo de Parágrafo: em fonte Cambria, tamanho 12 pts, espaço 1,5, com recuos de 1,25cm na primeira linha em todos os parágrafos, com alinhamento justificado.

As Citações: devem seguir a norma da ABNT (NBR 10520 de 2002). Citações diretas que possuírem até 03 linhas devem constar do corpo do texto, entre aspas duplas, com sobrenome do autor em caixa-alta, ano e página entre parênteses. Quando o autor for constado fora dos parênteses, somente a inicial deve ser em maiúsculo. Já aquelas com mais de três linhas devem vir em parágrafo destacado do corpo do texto, em fonte Cambria 10 pts, espaço simples e recuos de 4cm à esquerda, com alinhamento justificado. Nesse caso, não usa aspa dupla nem recuo na primeira linha do parágrafo.

As Notas de rodapé: em fonte Cambria 09 pts, espaço simples, com alinhamento justificado. As mesmas devem ter caráter meramente explicativo, numeradas e posicionadas no rodapé da página. Não é aceitável usar notas que fazem referência a sites de internet ou obras literárias. Para isto, deve-se seguir a norma de citações e referências bibliográficas utilizada para demais bibliografias. As notas não devem ultrapassar o limite de 800 caracteres com espaço.

Observações: Todas as citações (diretas ou indiretas) devem conter referências à obra citada. Exemplo de quando o autor estiver incluído no texto: Amboni (2014, p. 23); exemplo de quando o autor não estiver incluído no texto: (BRANDÃO, 2015, p. 29); Com três autores ou mais, deve constar somente o sobrenome do primeiro, seguido da expressão: “et alii” ou sua abreviatura "et al.", sempre em itálico. Por exemplo de quando incluído no texto: (NOVAK et alii, 2018, p. 86).Exemplo de quando não incluído no texto: Novak (et alii, 2018, p. 86). Citações de citações devem ser evitadas, mas se for usar use o “apud”, Nesses casos muito específicos, usar a seguinte forma: (ANTUNES, 2000, apud SOUZA, 2005, p. 153). Não utilizar as expressões "ibidem" ou "idem", devendo fazer uso do formato "AUTOR, data, pagina".

Todas as referências citadas, inclusive nas notas de rodapé, nos quadros e nas figuras, imagens, gráficos e tabelas deverão compor a lista de referências ao fim do texto, em ordem alfabética, sem numeração de entrada, espaço simples entre as mesmas, e dois espaços de entrelinhas entre as referências. Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano, adicionar uma letra minúscula (a, b, c...) para distinguir a produção. A mesma deve constar no corpo citado no texto. Também deve-se observar o contido na norma da ABNT (NBR 6023 de 2018). A seguir, exemplos mais comuns de referências bibliográficas:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Tradução de .... (se for o caso). Nº da Edição (caso não seja 1ª Ed.). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Total de páginas.

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Tradução de .... (se for o caso). Nº da Edição (caso não seja 1ª Ed.). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico. Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em... ou Doutorado em...) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado), ano.

Trabalho em Anais de evento:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. In: NOME DO EVENTO, Nº da Edição do evento, Local do evento, ano. Anais [...]. Local de publicação: Editora, ano. Página inicial e final do trabalho.

Tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações presentes no manuscrito não deve ultrapassar o tamanho de 20cm de altura e 15cm de largura. O número de figuras tem o limite máximo de cinco por artigo. As figuras, inclusive fotografias, devem ser numeradas e terem títulos.

As palavras em língua estrangeira ou com emprego não convencional ou neologismos devem vir em itálico, assim como títulos de obras, títulos de eventos, títulos de fontes primárias.

Processo de avaliação:

A fim de se assegurar o anonimato tanto de autoria, como de avaliadores durante todo o processo editorial, não se aceitará no arquivo do template quaisquer referências que possibilitem ao parecerista identificar, durante a avaliação duplo-cega, diretamente ou indiretamente a autoria de seus escritores. Recomenda-se o emprego de XXX em substituição a nome de autores e/ou instituições a que se encontrem vinculados. Da mesma forma, não serão encaminhados aos autores, arquivos gerados pelos pareceristas em que constem sua identificação.

O Processo de avaliação na primeira etapa consiste de verificação da adequação da submissão aos princípios da RHEEdoC e o atendimento às normas estabelecidas nas "Diretrizes aos Autores". O descumprimento das normas estabelecidas à formatação implicará a não aceitação e o arquivamento do original, com indicação de que o(a) autor(a) providencie os devidos ajustes e proceda nova submissão.


Endereço para Envio:

Os manuscritos originais devem ser submetidos à avaliação por meio do sítio da RHEEdoC:

http://ojs3.unespar.edu.br/index.php/RHEEdoC/index
Dúvidas podem ser sanadas por correio eletrônico, enviando-se mensagens para: 

rheedoc@unespar.edu.br

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Resenhas de obras, teses ou mestrados referentes ao tema da História, Ensino na Educação do Campo

Entrevistas

As entrevistas deverão ser feitas com sujeitos que atuam na educação que está presente na diversidade dos povos do campo (escolqas quilombolas, escolas indigenas, ilhotas, escolas de alternância, escolas de acampamentos e assentamentos etc.) e pesquisadores da história, ensino e educação do campo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.